logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Endoenças: Demonstração de fé mantém-se ano após ano

Redação

As margens dos rios Tâmega e Douro vão voltar a encher-se de devotos para a celebração das Endoenças, uma tradição secular que volta a realizar na Semana Santa. Este ritual, que se realiza há mais de três séculos, liga as duas margens do troço final do Tâmega, na confluência com o Douro, entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), num percurso que inclui a Ponte Duarte Pacheco. 

Todo o trajeto é iluminado com milhares de tigelinhas, que indicam o caminho realizado por Jesus Cristo até ao Calvário. Em entrevista ao Jornal A VERDADE, o padre Cláudio Silva, pároco responsável pelas paróquias envolvidas, explicou que a celebração será feita "como nos anos anteriores", apenas com a novidade "no que respeita à celebração da Eucaristia, que tentaremos fazer de uma forma diferente para vivermos mais como na Última Ceia", sublinhou. Na quinta-feira, haverá o tradicional rito "do lava pés, na eucaristia, seguindo-se a procissão e transladação do Santíssimo Sacramento, até Entre-os-Rios", explicou.

Para o padre Cláudio Silva, trata-se de "uma grande demonstração de fé. Isto vem da tradição de seguirmos os passos de Jesus, desde quinta-feira até à Ressureição. Esta procissão reúne as pessoas que têm esta fé, porque a Páscoa é o momento central da nossa fé, como cristãos. Muita gente participa porque volta a reviver e a celebrar os passos últimos de Jesus".

Um dos momentos altos da celebração das Endoenças é o encontro de Jesus com a Virgem Maria, que é retratado também na procissão. "É aquele momento em que Jesus encontra a sua mãe no caminho do Calvário. Nós chamamos a esse momento o Sermão do Encontro, em que olhando para estas duas imagens, revisitarmos a realidade humana", defendeu.

As celebrações iniciam ainda na quarta-feira, dia 5 de abril, com o Momento de Oração e a descida da Cruz, que tem lugar na Igreja do Torrão . Segue-se, no mesmo dia, a encenação da Última Ceia, na Igreja de Matos, em Alpendorada. Na quinta-feira, momento alto das Endoenças, as celebrações iniciam pelas 20h00, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial do Torrão, seguindo-se a Procissão do Senhor do Passos, desde o Torrão até Entre-os-Rios.

Já na sexta-feira, pelas 15h00, tem lugar a saída da Procissão do Enterro do Senhor, de Entre-os-Rios até à Igreja do Torrão e, pelas 21h00 decorre a Celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Mosteiro de Alpendorada. No sábado, há Oração de Laudes, na Igreja de Eja e, pelas 21h30, tem lugar a Vigília Pascal, na Igreja de Várzea do Douro. No domingo, há celebração de Eucaristias nas várias paróquias.