logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Encontro 'JUVE' vai levar a literatura e o cinema ao concelho de Baião

Redação

O município de Baião vai receber, entre os dias 10 e 13 de outubro, o encontro 'JUVE' , o primeiro encontro de cinéfilos e entusiastas da literatura infanto-juvenil no Douro, que vai levar a literatura e o cinemas à comunidade e escolas da região.

O encontro é uma atividade promovida pela Câmara Municipal de Baião e com curadoria de Rui Tendinha, especialista e crítico de cinema que ajudou a criar o programa que vai, em três dias, levar o cinema e a literatura ao concelho. 

O programa do JUVE pretende "criar um encontro anual dedicado aos mais jovens, mas que impacte todas as gerações", através de um programa que vai contar com atores e realizadores portugueses e vários filmes nacionais e internacionais.

"O cinema tem o poder mágico de criar emoções e de despertar diálogos e o JUVE é um excelente pretexto para visitar Baião e descobrir o que se faz em Portugal, mas também o que é novidade no cinema internacional", destaca Rui Tendinha, anfitrião do Festival.

Na ante-estreia do Encontro de Cinema e Literatura, a 10 de outubro pelas 10h00 vai ser possível assistir a uma ante-estreia em Portugal do filme "O Conde de Montecristo" na companhia do protagonista, Patrick Mille, que vai visitar Baião a propósito do JUVE. O programa deste encontro vai continuar durante a tarde com uma sessão de curtas nas escolas secundárias com o convidado Abi Feijó, cineasta e produtor e, pelas 16 horas. A abertura oficial do JUVE vai ser assinalada com uma conferência onde vão estar presentes Mia Tomé, Eduardo Brito e André Carrilho, com moderação de Rui Tendinha e de António Mota.

O Auditório de Baião vai, às 21h00, apresentar uma sessão "muito especial" do filme "Adeus, Pai", que regressa "quase três décadas depois" numa cópia restaurada em homenagem ao realizador Luís Filipe Rocha, uma estreia que vai contar com a presença do ator Afonso Pimentel.

O segundo e terceiro dias do festival, dias 11 e a 12 de outubro, vão ser dedicados à comunidade escolar e a masterclasses de interpretação conduzidas pelos atores Lucas Dutra, Anabela Moreira e Afonso Pimentel, que se vão dividir entre as várias escolas do concelho "para levar experiências, contar histórias e despertar talentos".

No fim de ambos estes dias, a programação vai ser encerrada com a apresentação dos filmes 'Os amigos do Gaspar', 'Isolados', 'Os três mosqueteiros: Milady' e ainda uma sessão de "Traz a mamã também", o filme de comédia 'Os Goonies'.

O último dia do JUVE vai ser dedicado a duas produções "muito especiais": o filme "A minha casinha", de António Sequeira, filmado em Baião e que vai ser revisitado num tour conduzido pela protagonista, Beatriz Frazão, que vai mostrar os locais onde o enredo se desenvolve.

Na "reta final do JUVE", vai ser possível assistir ao cine-concerto de "Tomara" e o "Rato Mickey", numa exibição de curtas no auditório municipal. E a ainda a apresentação do filme "Cobras, Lobisomens e Dores de Costas", uma encomenda do festival a Bruno Ferreira, que conta com Anabela Moreira para mostrar Baião "como poucos conhecem". O último dia do festival vai apresentar César Mourão como o convidado especial do dia de encerramento.

O município de Baião vai receber, entre os dias 10 e 13 de outubro, o encontro 'JUVE' , o primeiro encontro de cinéfilos e entusiastas da literatura infanto-juvenil no Douro.