janeiras amarante
Publicidade

Serão 14 grupos, num total de 320 participantes, que vão marcar presença na XVII edição do Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante, que acontece no próximo dia 29 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária de Amarante, a partir das 15h00.

Em palco vão apresentar-se o Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã, a União Cultural e Desportiva de Moure, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Baixo, o Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz, Progredir – (Associação para o Desenvolvimento Rural do Marão Ocidental), o GEAVA total – Grupo Escola da Associação Viola Amarantina, o Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo de Figueiró Santiago, o Propagode – Associação Cultural e Musical, o Grupo Desportivo de Cepelos, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão, o Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, a Universidade Sénior de Amarante – Polo de Vila Meã, a Associação Cultural e Desportiva da Madalena, e o Rancho Folclórico de Louredo e Fregim.

Recorde-se que o Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante é uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante que visa manter viva a tradição do Cantar das Janeiras e Reis, “preservando e promovendo o valioso património imaterial e etnográfico do concelho e da região. Simultaneamente, estimula e contribui para a participação da comunidade e o associativismo local, que ao longo do ano promovem atividades relevantes para o desenvolvimento sociocultural do Município, num grande momento de convívio e partilha cultural”, foi referido pela autarquia.

A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço. O acesso ao auditório é feito pela Avenida General Vitorino Laranjeira – S. Gonçalo.