A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou esta quarta-feira, dia 16 de agosto, que a partir de 1 de setembro, de uma forma faseada, vai aumentar o número de Locais de Controlo de Velocidade (LCV) de 61 para 123, o que corresponde a 37 novos LCV, 12 dos quais de controlo de velocidade média.
Com esta medida, o SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) duplica a sua capacidade. A informação foi anunciada durante uma sessão pública que teve lugar na EN10 no concelho do Montijo e que contou com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
"Os novos radares introduzem em Portugal o controlo da velocidade média entre dois pontos, e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si", explica comunicado de imprensa da ANSR.
Dos 62 LCV, 23 são de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea.
Dos 62 radares, cerca de 70% estão instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.
A entrada em funcionamento destes novos radares será faseada. No dia 1 de setembro entram em efetivo funcionamento 37 LCV e os restantes 25 entrarão em data a anunciar.
A ANSR explica que "a seleção dos locais onde foram instalados os novos radares obedeceu à análise dos locais de maior concentração de acidentes e à análise das causas dos acidentes, nomeadamente onde a velocidade excessiva se revelou relevante para essa sinistralidade". Nos locais destes 62 LCV, já perderam a vida 115 pessoas nos últimos cinco anos: um quarto das mortes que ocorreu nos locais de concentração de acidentes mortais.
"Em Portugal, e apesar dos bons resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média perdem a vida nas estradas e ruas cerca de 600 pessoas, um número muito longe do único aceitável: Zero mortes nas estradas", pode ler-se em nota de imprensa.
Conheça os radares da região
Paços de Ferreira A42
- Km inicial: 9,1
- Km final: 7,0
- Sentido: Este-Oeste
- Ascendi
Marco de Canaveses/Penafiel EN211
- Km inicial: 1,4
- Km final: 5,8
- Infraestruturas de Portugal
Radares Grande Porto
Vila Nova de Gaia A1
- Km 292,9
- Sentido: Norte-Sul
- Brisa
Vila Nova de Gaia A1
- Km 292,4
- Sentido: Sul-Norte
- Brisa
Vila Nova de Gaia A29
- Km 40,9
- Sentido: Sul-Norte
- Ascendi
Vila Nova de Gaia A29
- Km 47,3
- Sentido: Norte-Sul
- Ascendi
Vila Nova de Gaia A4
- Km 4,5
- Sentido: Norte-Sul
- Infraestruturas de Portugal
Valongo A4
- Km 15,2
- Sentido: Este-Oeste
- Brisa
Outros radares
O investimento nestes 62 novos LCV está a ser realizado pela ANSR em 50 locais, pela Ascendi, em sete locais, pela Infraestrutura de Portugal, em cinco locais, num montante de 6,2M€ (inclui manutenção de todo o SINCRO até ao final de 2026).