Negócios

Mercadona celebra o Dia Internacional do Celíaco

A Verdade

15-05-2021

Os produtos isentos de glúten estão identificados com um selo exclusivo da Mercadona (SEM GLÚTEN) na embalagem, com o objetivo de facilitar o ato de compra dos consumidores.

Foto: Mercadona

A Mercadona disponibiliza aos consumidores, através dos selos colocados nas embalagens, todas as informações de que precisam. Assim, a presença de algum alergénio é destacada na lista de ingredientes, o selo Sem Gluten é incluído sempre que o produto é adequado para celíacos e o fabricante do produto e o nome da empresa são sempre identificados, oferecendo a máxima transparência ao “Chefe”. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de apoio ao cliente para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos, estima-se que a doença afete 1 a 3% dos portugueses, no entanto, entre 10 e 15 mil casos já foram diagnosticados, sendo uma doença largamente subdiagnosticada, já que se estima que o número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.

Colaboração com associações

Em Espanha, a Mercadona colabora há mais de 20 anos com várias entidades de referência, como a Federação de Associações de Celíacos de Espanha (FACE) e as suas associações nas comunidades autónomas espanholas, Celíacos de Catalunya (SMAP), a Associação de Intolerantes à Lactose de Espanha (ADILAC), a Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten (ACSG) e a Associação Espanhola de Pessoas com Alergia a Alimentos e Látex (AEPNAA).

Em Portugal, a Mercadona mantém também um compromisso importante com a comunidade celíaca e, para o reforçar, assinou em 2020 um acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos.

Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional. Além disso, em abril deste ano, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor), focado na satisfação integral dos seus “Chefes” (clientes), e que ajudará a reforçar o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor.

Poderá encontrar mais informação sobre a doença celíaca na página da APC.