logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Empresas de Paredes constroem altar da Jornada Mundial da Juventude e cadeira do Papa

Redação

O Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, visitou na terça-feira, dia 4 de julho, as empresas do concelho de Paredes que estão a produzir mobiliário para o altar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

O altar do Parque Tejo e a cadeira que o Papa Francisco irá usar no encontro com o Presidente da República, em Lisboa, no maior encontro internacional dedicado à juventude, serão produzidos pelas empresas Laskasas e Fenabel.

Segundo referiu o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, "o nosso coração palpitou para aquilo que é o mobiliário de excelência e de referência no nosso país, que acontece em muitas empresas nesta zona do país e de um modo especial aquilo que significa a Rota dos Móveis, em Paredes".

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, revelou que "assim que tivemos o contacto das JMJ, em que queriam realmente que fosse o concelho de Paredes a produzir o mobiliário não só para o altar como para a receção em Belém, dissemos logo que sim".

O autarca está convicto de que "será mais uma forma de promover o concelho de Paredes e que realmente tem a sua grande mais-valia na indústria do mobiliário. Esperamos que, neste momento, o bom encaminhamento que as empresas do mobiliário têm tido na economia que continue, e que tenham aqui um reforço adicional com esta participação na JMJ".

Durante a visita às empresas de Paredes, D. Américo Aguiar sublinhou "a disponibilidade e o carinho com que desde o primeiro momento acolheram este desafio que eu acredito que é bom para todas as partes. É bom para nós, que nos resolve uma questão logística muito importante, mas também é bom para as empresas e para a marca, porque mundialmente vai ser referência quando forem mostradas e vão ter muita visibilidade durante a JMJ Lisboa 2023", frisou.

O vice-presidente do município, Elias Barros, considera "uma honra e prestígio para a indústria do mobiliário paredense poder participar num evento com esta dimensão e com visibilidade mundial", acrescentando que também "demonstra a capacidade e a qualidade das nossas empresas, dos trabalhadores e dos empresários", acrescentou.

A primeira edição da JMJ aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que a escolha do Papa Francisco para seguinte edição da Jornada Mundial a Juventude seria Lisboa.