logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 0 min

Empresa Conduril distinguida com Prémio Fornecedor do Ano 2023 em sustentabilidade

Redação

Localizada no Norte de Portugal, a empresa Conduril recebeu, por parte da Iberdrola, um Prémio Fornecedor do Ano 2023 na categoria de sustentabilidade. Esta distinção vem no seguimento da construção da barragem do Alto Tâmega, a quinta mais alta de Portugal. 

Nesta edição, os prémios foram atribuídos a seis empresas que se destacam pelo "compromisso com a inovação, igualdade, qualidade, sustentabilidade ou a criação de emprego, entre outros", o que contribui para "uma economia descarbonizada, baseada nos seus investimentos em energias renováveis e redes de distribuição, cada vez mais inteligentes, projetos de armazenamento em grande escala e o compromisso com soluções inovadoras para os seus clientes".

Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, afirmou que "estes prémios não têm apenas a ver com a eficiência económica ou agilidade nas operações, mas também com a contribuição para um modelo económico mais verde, mais justo e mais sustentável, que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa de valores que quer ao seu lado empresas que compartilhem a nossa visão", sublinha.

"Para a Conduril é muito importante ter parcerias com clientes como a Iberdrola, que têm estratégias alinhadas com os princípios da sustentabilidade, bem como termos a oportunidade de construir obras de referência e que contribuem para um mundo mais sustentável", indica Benedita Amorim Martins, presidente do Conselho de Administração da Conduril.

Fazendo parte do Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH), o Sistema Eletroprodutor do Tâmega teve "um papel de relevo como motor da economia local e nacional. Durante os nove anos de duração das obras, foram criados 13.500 postos de trabalho, com a passagem de mais de 30.000 trabalhadores, foram concedidos contratos por mais de 900 milhões de euros a empresas portuguesas e espanholas, tendo 78 desses contratos sido superiores a um milhão de euros".

Estratégia Sustentável

A Iberdrola foi "a primeira empresa a nível mundial a obter o certificado ISO 20400 de Compras Sustentáveis da AENOR, um modelo de compras alinhado com a transição energética e comprometido com a criação de valor. 91,5% das compras realizadas em 2022 foram realizadas com fornecedores sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável".