cravo 25 abrilFoto: GoranH/Pixabay
Publicidade

Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, o Emergente Centro Cultural, no concelho do Marco de Canaveses, vai receber, pelas 18h00, a apresentação do livro “Rumo à  Revolução – os últimos meses do estado novo”, de José Matos e de Zélia Oliveira.

Esta obra está integrada nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e é uma resposta à pergunta: “O que aconteceu em Portugal nos três meses que antecederam a revolução de 1974?”.

Assim, ao longo do livro é possível encontrar um Portugal que “procurava desesperadamente comprar armas para manter o conflito em África. Na frente interna, os militares conspiravam contra o Governo, e o livro ‘Portugal e o Futuro’, escrito pelo general Spínola e publicado em fevereiro de 1974, provocava um verdadeiro terramoto político, ao denunciar a falência do regime na solução do problema do Ultramar”.

Esta obra é baseada em “centenas e documentos de arquivos nacionais e estrangeiros” de forma a traçar “um quadro detalhado dos acontecimentos que levaram à queda da ditadura”, segundo nota de imprensa da Associação Amigos de Tongobriga.

A organização é da responsabilidade da Associação Amigos de Tongobriga e da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar e Liga dos Combatentes – Núcleo de Marco de Canaveses.

Durante a sessão estará ainda em exibição uma mostra de fotografias de combatentes marcoenses da Guerra do Ultramar.

O evento é gratuito e aberto à comunidade.

rumo a revolucao marco canaveses emergente centro cultural apresentacao livro