carregadores
Publicidade

O carregador universal, com entrada USB-C, vai ser uma realidade na União Europeia (EU) a partir de 2024. 

Esta medida pretende reduzir a pegada ambiental e os custos para os consumidores através de um carregador que carrega diferentes dispositivos. 

A 28 de dezembro de 2022 entrou em vigor a diretiva relativa ao carregador universal que prevê que a porta USB-C se torne obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, na UE em 2024. Os fabricantes terão um período de transição de 24 meses, já os estados-membros deverão proceder à transposição da diretiva até ao início do próximo ano. 

Assim, o mesmo carregador irá funcionar em todos os dispositivos eletrónicos, independentemente da marca. Para além disso, a velocidade de carregamento será também uniformizada e os consumidores poderão comprar novos dispositivos eletrónicos mas, utilizar os mesmos carregadores. 

Nesta medida estarão incluídos todos os telemóveis, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis, auscultadores, auriculares, colunas portáteis, leitores eletrónicos, teclados, ratos, sistemas de navegação portáteis e auriculares deverão estar equipados com uma porta de carregamento USB-C. Os computadores portáteis também irão beneficiar desta medida, mas apenas a partir de 28 de abril de 2026. 

Quando a medida entrar em vigor todos os dispositivos que forem colocados à venda terão de ter esta particularidade, no entanto, os equipamentos que já estiverem no mercado não serão prejudicados. 

Quem não cumprir esta diretiva poderá estar sujeito a multas. Consoante a dimensão da empresa e o tipo de infração cometida, os valores poderão variar entre os 200 e os 250 mil euros. 

A medida entra em vigor a partir de 28 de dezembro de 2024.