eduardofelipe 2024.05.17
Publicidade

O presidente do Marco 09 assegura que o fim da parceria com o investidor Luís Conceição Pedro se deve apenas “a problemas de saúde” do empresário, natural da cidade do Porto. Eduardo Felipe assume que agora será necessário reformular o projeto do clube encarnado, que passa pela manutenção no Campeonato de Portugal.

O Marco 09 e Luís Conceição Pedro assumiram uma parceria em julho de 2022, com o objetivo de avançar para a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), decisão que, na altura, foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral do clube.

Foi mesmo assinado um memorando de entendimento entre o emblema encarnado e o investidor, mas a SAD nunca chegou a ser constituída, o que só aconteceria no caso de o Marco 09 atingir a Liga 3.

Agora, o empresário decidiu abandonar o projeto, invocando “problemas de saúde”. Eduardo Felipe confessa que foi “apanhado de surpresa” pela decisão, numa altura em que já estava “a preparar o plantel para a próxima época”.

“O Senhor Luís teve uma conversa comigo, disse que não estava muito bem de saúde e que andava a ter alguns problemas. Ele foi aconselhado pelos médicos a diminuir o ritmo de vida que levava. Como o futebol não era uma prioridade na vida do senhor Luís, ele falou comigo sobre a possibilidade de terminar a parceria, porque ele precisava de descansar. Claro que a família também lhe exigiu que colocasse o futebol de lado. Mas motivo maior que o senhor Luís me apresentou foi a questão da saúde”, explicou o presidente do Marco 09.

desporto ad marco 09 luis investidor

Apesar do fim da ligação entre as partes”, Eduardo Felipe agradece a Luís Conceição Pedro o investimento feito no clube ao longo dos últimos dois anos, deixando-o “numa situação financeira boa e sem dívidas”. E revelou que o empresário, num gesto de boa vontade, acabou por entregar “um donativo” no valor de “50 mil euros” para fazer face às despesas de inicio de temporada.

“É de louvar nesse sentido, porque não ele não tinha necessidade nenhuma em ajudar e foi a forma que ele encontrou de sair a bem com todos”, elogiou.

Objetivo da temporada é “a manutenção” no Campeonato de Portugal

Eduardo Felipe admite que o objetivo para esta temporada passava pela subida à Liga 3, mas agora o projeto terá de ser reformulado, esclarecendo que “o investimento financeiro não será, nem de perto, nem de longe, o que era”.

“Vamos começar a trabalhar do zero. O clube vai continuar a existir e nós vamos competir. Eu tenho falado diariamente com os jogadores, com o treinador e vamos tentar reestruturar e reformular da maneira que for possível. Tenho a certeza de que os marcoenses vão nos ajudar e não vão virar a cara à luta. Temos de batalhar, arregaçar as mangas e correr atrás de patrocínios e apoios”, acrescentando que “a manutenção” no Campeonato de Portugal passa a ser o novo objetivo desportivo.

O primeiro objetivo será montar um plantel forte e competitivo e tentar garantir, primeiramente, a manutenção. Desde que eu entrei no Marco não houve campeonato nenhum em que eu falasse em garantir a manutenção. Aponto sempre para os primeiros lugares, mas agora é diferente. Acredito que se mantivermos o núcleo desta equipa vamos ter uma base muito forte para fazer um bom campeonato”, disse.

Marco vai baixar folha salarial de atletas e de treinador

O presidente do Marco 09 reconhece que a reestruturação que será levada a cabo vai obrigar a baixar a folha salarial do plantel. Eduardo Felipe acredita que “a maioria dos jogadores vão compreender a situação e permanecer no clube”, mas a continuidade do treinador ainda é uma incógnita.

nunopedro 2024.03.21

Nuno Pedro renovou contrato, mas com a promessa de lutar pela subida à Liga 3, objetivo com o qual agora o emblema encarnado não se pode comprometer. Por isso, Eduardo Felipe entenderá uma eventual saída.

“O Nuno apostou num recuo na carreira dele, porque ele era um treinador de Liga 3 e aceitou um projeto para um ano e meio, desde que o objetivo no segundo ano fosse atacar a subida. Não é aquilo que eu posso lhe posso prometer. Eu compreendo o lado dele, até porque está numa posição ingrata. Não pediu para sair, mas sei que não é fácil continuar”, admitiu.

Sobre a construção do plantel para a época 2024/2025, Eduardo Felipe revela que ainda “não há qualquer renovação assegurada” e desvenda que, em matéria de contratações, a aposta passará “por jovens promessas e com talento”.

Eduardo Felipe vai apresentar recandidatura à presidência do Marco

Eduardo Felipe confirmou que vai recandidatar-se à presidência do Marco 09, cargo que ocupa desde 2016. Caso venha a ser eleito, no próximo mês de junho, vai avançar para o quinto mandato consecutiva.

Apesar de abalado pela saída do principal investidor da equipa principal nos últimos dois anos, Eduardo Felipe confessa que esta “não é a hora para abandonar o clube”.

“Há um ditado que os jogadores estão fartos de me ouvir falar: se não fosse difícil, não era para mim. Num momento como este não vou abandonar o Marco. Já tenho falado com a minha direção e vou-me recandidatar. A maior deles vai continuar comigo”, adiantou.