edp maratona porto
Publicidade

A EDP Maratona do Porto vai realizar-se a 6 de novembro, a partir das 08h00, junto ao Sea Life Porto. O percurso irá decorrer pelas cidades do Porto e Matosinhos e terá uma vertente solidária.

A 18.ª edição da EDP Maratona do Porto vai contar com a EDP Maratona do Porto de 42 quilómetros, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis com dez quilómetros e a EDP Fun Race com seis quilómetros.

O evento vai receber 67 nacionalidades, desta forma, 36% dos inscritos são atletas estrangeiros, informa a organização em nota de imprensa. Para além disso, os estrangeiros que chegam poderão usufruir da Expo Maratona do Porto, localizada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto que “recebe todos os atletas que chegam para um fim de semana de lazer e competição”, nos dias 4 e 5 de novembro, entre as 10h00 e as 19h00.

mporto21 230
Foto: EDP Maratona do Porto

A maratona tem, ainda, uma componente solidária. A APO Family Race integra a Corrida dos Ossos Saudáveis que tem como objetivo “angariar fundos para colocar à disposição da Associação Portuguesa de Osteoporose. Por cada inscrição na prova, a organização irá doar 1 euro à APO”, acrescenta o comunicado.

Jorge Pereira, da Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), afirmou que “o espírito das pessoas se agregarem para correrem ou caminharem juntas é muito bom para a saúde não só do osso, mas também a saúde mental da sociedade”.

Para além disso, está a ser organizada a campanha solidária “Corra com a Soc. Com. C. Santos para “carregar” uma Mercedes eSprinter de brinquedos”, que pretende encher um carro de brinquedos para o Grupo de Ação Social do Porto (GASPORTO), uma organização não-governamental para o desenvolvimento, de forma a cedê-los às crianças e jovens. Desta forma, os participantes podem entregar brinquedos em funcionamento na Expo Maratona, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nos dias 4 e 5 de novembro entre as 10h00 e as 19h00, ou no próprio dia da EDP Maratona do Porto, no espaço da Sociedade Comercial C. Santos, na zona da meta, no Queimódromo.

img 20221024 wa0002

Para além da componente solidária, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte acredita que estes eventos desportivos “ajudam na atratividade da região, pela capacidade de internacionalização deste evento”. No mesmo sentido, Vasco Pinho, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, afirma que “além de uma natureza desportiva, uma natureza de inclusão do desporto como forma efetiva de catapultar aquilo que melhor se faz nas nossas autarquias”.

Já a vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, acrescenta que “queremos que o Porto seja visto como cidade do desporto”.

mporto21 102
Foto: EDP Maratona do Porto

Por fim, o diretor do evento, Jorge Teixeira, acabou por revelar durante a conferência de imprensa no Palácio da Bolsa a imagem do cartaz da 19.ª EDP Maratona do Porto, que terá lugar em 2023.  

A EDP Maratona do Porto pertence “à World Athletics e tem o selo da Road Race Label, é certificada pela AIMS, o seu percurso é homologado e faz parte do calendário de provas oficias da Federação Portuguesa de Atletismo, explica Tiago Teixeira, da Runporto.