logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Ecopista do Tâmega convida-o a explorar a região de bicicleta ou a pé

Redação

A Ecopista do Tâmega destina-se à circulação pedonal ou de bicicleta e é considerado um percurso suave e acessível para todos com um declive "muito pouco acentuado".

Esta ecopista foi construída no espaço canal da desativada linha ferroviária a tem como espaço central a Estação de Celorico de Basto, localizada no centro urbano da sede do concelho. Neste espaço poderá visitar um núcleo interpretativo e ficar a conhecer a história da Linha do Tâmega.

Poderá ainda alugar bicicletas para realizar o percurso ou optar por fazê-lo a pé.

Foto: Município de Amarante

De Celorico para Norte, a Ecopista tem uma extensão de 17 quilómetros, até à Estação do Arco de Baúlhe, na qual está instalado um núcleo museológico. Antes de chegar à Ponte de Matamá, em Veade, o percurso oferece-lhe uma extraordinária vista sobre o rio Tâmega.

De Celorico para Sul, o percurso tem cerca de 22 quilómetros, até à estação de Amarante. Logo no inicio, uma reta enorme permite a entrada num espaço onde reina a solidão da floresta, até chegar à aldeia de Lourido. Entramos, de seguida, numa zona de xisto, em que o percurso se desenvolve ao longo de uma trincheira funda intercalada por trechos de amplos horizontes sobre o vale do Tâmega, que deixam a descoberto o grandioso pendor da montanha.

Foto: Rota do Românico
Infografia: Celorico de Basto

https://www.youtube.com/watch?v=CbRtntO-Kx0&t=1s