É no Café Ferro Velho que Tina Silva, como é conhecida, é "feliz" todos os dias. Aos 56 anos continua com um "espírito jovem" e sem "medo de arriscar" e vê na restauração a sua "grande paixão".
Albertina, mais conhecida por Tina, regressou da Suíça e teve a oportunidade de ficar à frente do Ferro Velho, um café em Alpendorada, Marco de Canaveses, que tem no interior dezenas de motas, capacetes e todo o tipo de acessórios relacionados com o mundo dos motards.


Em conversa com o Jornal A VERDADE, a responsável começa por contar um pouco do seu início neste estabelecimento: "Pedi trabalho e os donos do Café Ferro Velho sugeriram que eu tomasse conta do negócio", confessando que no "início não quis, mas depois passei as noites a cismar naquilo". Depois de várias noites "mal dormidas", acabou mesmo por agarrar a oportunidade com a ambição de meter o café "no topo".
Tina Silva considera que o Café Ferro Velho é a sua personalidade num espaço. "Gosto de ser aventureira, extrovertida e fora da caixa, para trabalhar aqui tem de se ser uma pessoa assim", garante.

Para cativar os clientes diariamente, Tina Silva presenteia-os com simpatia e naturalidade. "Adoro conviver, acho que a minha leveza e a forma como digo as coisas atrai as pessoas, é isso que cativa os clientes".
Este espaço também é caracterizado pela "inovação e originalidade", já que Tina Silva gosta de "surpreender" os clientes. Por exemplo, a tábua do Café Ferro Velho foi uma invenção a pedido de um cliente que queria "algo fora do comum. O sucesso foi tanto que às vezes fazemos 40 tábuas destas por dia", partilha.

Quem visita este espaço em Alpendorada, tem ao seu dispôr a tábua e rainha da casa, francesinhas, pregos e cachorros. Para além disso, Tina Silva também cozinha vitela no forno e bacalhau com puré que deve ser encomendado, mas a ementa não fica por aqui. Diariamente são ainda servidas pataniscas, rissóis, bolinhos de bacalhau, panados, punhetas de bacalhau, pregos, entre outros. No fundo, comida "rápida, acolhedora e quentinha".
Ao fim de um ano de trabalho, partilha que é "muito cansativo, mas eu adoro isto, estou na minha praia". Apesar de trabalhar de manhã à noite mostra-se "muito feliz, tenho casa cheia, as mesas não chegam quando vêm comer os meus petiscos", diz entre risos.

Tina Silva partilha que está divorciada e que, neste momento, é uma "vantagem para conciliar a vida profissional com a pessoal, porque sinto-me mais à vontade, tenho mais tempo para dedicar ao meu negócio e a mim".
De momento, o seu maior desejo é "ficar até à reforma nesta casa, porque eu ainda quero melhorar mais. Amo o que estou a fazer e sou muito feliz, venho trabalhar com vontade e entusiasmo todos os dias. À noite as funcionárias dizem 'Dona Tina pode ir descansar, mas eu chego a casa e arrependo-me, porque gosto daquele ambiente'", partilha.

Apesar de se caracterizar como uma mulher "ambiciosa", assegura que "não conseguia nada sem a minha excelente equipa a quem agradeço muito". Não esquecendo também quem a visita: "agradecer a todos os clientes, tanto estrangeiros, motards e diários. Tenho os melhores clientes do mundo".
Tina Silva termina por deixar uma palavra de incentivo a todas as mulheres que estejam a pensar mudar de vida: "Nunca tenham medo de arriscar num trabalho, nós fazemos sempre mais e mais. Não fico por aqui, sou muito ambiciosa".

























