logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Douro, Tâmega e Sousa vai estar em destaque nas filmagens de "Terra Vil"

Redação

O jovem ator William Cesnek, Lúcia Moniz e o ator Rúben Gomes são atores principais de "Terra Vil", a primeira longa-metragem de Luís Campos, que contará com a participação especial de António Capelo e José Martins.

As rodagens arrancam na próxima semana. O filme retratará cenários das zonas de Castelo de Paiva, Penafiel, Entre os-Rios, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

Lampreias e masculinidade tóxica são temas de nova longa-metragem em Entre-os-Rios. Em comunicado, a produtora do filme explica que a história passa-se num contexto marcado pelas alterações climáticas, em que um rapaz auxilia o seu pai e as vizinhas na pesca e venda de lampreia. Perante o declínio da atividade, o comportamento errático do pai e a crescente escassez de meios, a sustentabilidade depende de mudanças que resistem a fazer.

De acordo com Luís Campos, o filme pretende "suscitar uma reflexão sobre as definições de opressão e de masculinidade que derivam de uma sociedade patriarcal", ao mesmo tempo que questiona "os pontos de vista de uma sociedade liderada por homens no que diz respeito ao comportamento com o sexo oposto" e transmite para o público juvenil uma "mensagem de esperança na construção de um mundo melhor", pode ler-se na mesma nota.

Luís Campos, realizador

O filme vai contar com a interpretação de jovens estreantes como William Cesnek e Beatriz Relvas, atores consagrados como Lúcia Moniz, Rúben Gomes, Francisca Sobrinho, José Martins ou António Capelo, assim como vários representantes da comunidade local no elenco.

Esta será a primeira longa-metragem de Luís Campos, que já conta com um vasto currículo na área do cinema. Fundador do Guiões - Festival do Roteiro de Língual Portuguesa, adquiriu experiência em conceituadas produtoras como é o caso da RT Features (Brasil), a Savage Film (Bélgica) ou a BRO Cinema em Portugal. Atualmente gere a sua própria produtora Matiné, que já assinou a produção das curtas metragens "Boca Cava Terra" e mais recentemente "Monte Clérigo", obra vencedora do Grande Prémio Nacional do FEST.

O filme conta com o apoio financeiro do ICA e tem exibição prevista na RTP, sendo uma coprodução internacional entre Portugal e Itália através das produtoras Matiné, Disparté, Um Segundo Filmes, Agente a Norte e BRO Cinema.