cim marca douro
Publicidade

O último dia do mês de junho foi a altura escolhida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) para o lançamento da nova marca da região, tendo como pano de fundo a zona de Porto Antigo, em Cinfães, e o Rio Douro.

Douro, Tâmega e Sousa é como se chama a nova marca, que evoca a pré-nacionalidade. Une os 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa (Penafiel, Lousada, Paços de Ferreira, Castelo de Paiva, Felgueiras, Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Resende e Celorico de Basto) e pretende “afirmar este território como uma região de empreendedores que transportam consigo os valores primordiais do espírito e cultura portuguesa”. Foi criada pela Ivity Brand Corp e inspirada nas origens e fundações de Portugal.

dsc7332

“O que queremos é que as pessoas conheçam uma parte da história que, por ventura, não está devidamente conhecida e efetivamente este território teve um papel preponderante para a fundação da nossa nacionalidade”, afirmou Pedro Machado, presidente da CIM do Tâmega e Sousa. Colocar o Douro nesta nova marca serve para acrescentar “ainda mais àquilo que este território tem”. “No fundo, faz todo o sentido tirar partido também desta marca forte que é o Douro e porque há seis municípios desta comunidade intermunicipal que são banhadas por este excelente rio”, explicou.

whatsapp image 2022 07 01 at 00.46.55

“Com esta marca pretendemos explorar esta identidade que existe neste território, porque, apesar da diversidade que existe, há também e tem que haver unidade. Essa unidade sente-se e isso é muito importante nos conselhos intermunicipais. Estou no meu terceiro mandato e não me lembro de um ambiente tão saudável. Temos conseguido consenso em todas as matérias, mesmo nas mais difíceis. É evidente que agora vem a altura mais difícil, que é nos entendermos relativamente a estes instrumentos financeiros que vão estar ao nosso alcance. Mas eu confio que vamos conseguir efetivamente esse consenso porque o que nos move é o interesse desta região e não só o interesse de cada um dos concelhos”, completou o autarca.

dsc7290

Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães e anfitrião deste evento, defendeu: “Somos 11 quintais e só todos juntos é que vamos conseguir fazer uma quinta. Mas para fazer uma quinta com qualidade temos de aproveitar o melhor do que cada um dos nossos quintais tem e conseguir juntar esse melhor para promover aquilo que é bom para uma quinta de grande qualidade”.

“Fomos capazes de perceber que aquilo que nos divide é seguramente muito inferior àquilo que nos une. Como a nossa única preocupação é desenvolver o território e dar bem-estar às nossas gentes, fomos capazes de nos unir e cá estamos hoje com uma nova marca que acrescenta o Douro e que é uma mais-valia para o território como um todo”, rematou. 

dsc7280

A ideia agora foi acrescentar ao “verde” e às “artes e saberes mais tradicionais” desta região a inovação e juntarem-se “àqueles territórios mais desenvolvidos para criar essa mais-valia”. “Juntos somos mais fortes e juntos somos capazes de fazer esse caminho, que, com certeza, no futuro, será sujeito a uma avaliação francamente positiva”, disse.

No evento de lançamento, que decorreu no Hotel Porto Antigo, estiveram presentes autarcas dos 11 municípios do Tâmega e Sousa, bem como representantes de outras entidades da região e do país e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

dsc7333
dsc7247 1
dsc7276
dsc7278
dsc7293
dsc7298
dsc7304
dsc7320
dsc7326
dsc7331
dsc7334
whatsapp image 2022 07 01 at 00.46.50
whatsapp image 2022 07 01 at 00.46.51