O Douro & Porto Wine Festival vai regressar a Lamego durante os dias 15 e 16 de setembro, Porto Comercial de Cambre. Com artistas de renome internacional, degustações de vinhos e apresentações de chefs, o festival promete ser “inesquecível”.
Num ano em que o Douro é celebrado como a Cidade Europeia do Vinho, o Douro & Porto Wine Festival faz parte da agenda cultural da região. Das 16h30 às 02h00 da manhã, as portas do festival estão abertas e, à chegada ao recinto, existem duas opções de entrada: entrada normal, que permite o acesso aos dois palcos do evento (Douro & Porto Stage e Chef’s Stage), à zona de alimentação e à Wine Village, para além de diversas experiências proporcionadas por parceiros do evento; e a entrada Vip, que garante acesso à Área Privilege, onde decorrerão concertos exclusivos no intervalo dos concertos do palco principal e com uma zona com alimentação especial, oferece ainda acesso a um golden circle, que permite aos visitantes assistir aos concertos na primeira fila.
Douro & Porto Stage – um Line-Up Inesquecível
No primeiro dia, Paulo Gonzo, Delfins, Mariza e UB40 featuring Ali Campbell vão subir ao palco do festival. No segundo, será a vez de Matias Damásio, Nik Kershaw, Michael Bolton e José Cid.
Chef’s Stage – Uma Verdadeira Festa para os Sentidos
O Chef’s Stage, com curadoria do Chef Miguel Castro e Silva, será um local onde chefs conhecidos do público, como José Júlio Vintém, Renato Cunha, Lídia Brás e o enólogo Álvaro Van Zeller, entre outros, irão mostrar as suas habilidades culinárias e compartilhar a paixão pela gastronomia.
Wine Village
A Wine Village do Douro & Porto Wine Festival vai contar, na sua segunda edição, com 600 rótulos dos melhores vinhos da região. Com curadoria da Essência do Vinho, o público vai poder comprar uma variedade de vinhos e espumantes da região do Douro.
Área Privilege
Será uma área com bares exclusivos e acesso privilegiado ao palco. Esta zona terá ainda uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, com um leque de experiências premium e personalizadas.
Bilhetes Disponíveis
Ainda há bilhetes disponíveis no site do evento. As crianças com idades entre os 7 e os 12 anos podem participar no festival, desde que acompanhadas por um adulto responsável, com um bilhete júnior que oferece 50% de desconto na entrada.
Sustentabilidade
O Douro & Porto Wine Festival reforça a aposta na sustentabilidade. Na área da energia, uma das grandes novidades é a instalação de equipamentos de produção de energia solar para fornecimento de energia em algumas áreas do evento, como casas-de-banho e Área Privilege, entre outras. De realçar também a instalação de sistemas de iluminação eficiente com lâmpadas de baixo-consumo energético.
No que diz respeito ao desperdício, o evento vai doar a instituições que apoiam famílias carenciadas, as sobras alimentares que ainda estejam em condições de segurança alimentar. Já os materiais como lona, relva sintética e material cenográfico, entre outros, podem vir a ser doados a instituições para que sejam reaproveitados, caso não haja possibilidade da sua reutilização para edições futuras do festival.
Ao nível da gestão dos resíduos, e numa parceria com a Resinorte, serão colocados, tanto no recinto como na área da produção e F&B, contentores para a correta separação de resíduos por parte do público e dos parceiros do festival. E está garantida a separação e compostagem dos resíduos orgânicos.
Mobilidade – Chegar ao Festival de Forma Sustentável
Para aqueles que se deslocam de outras cidades ou países, a opção é ir até à cidade do Porto e apanhar o comboio da linha do Douro até ao Peso da Régua. Ao chegar ao Peso da Régua, os festivaleiros encontrarão barcos à espera para os conduzir até ao recinto do festival. Para os que vêm da região, a organização oferece duas opções de deslocação. A primeira é através de transfers gratuitos de barco, que estarão em circulação entre as 15h00 e as 02h00, ligando o Cais da Régua ao Porto Fluvial de Cambres em ambos os sentidos. A segunda opção inclui parques de estacionamento gratuitos nas cidades de Lamego e Peso da Régua, assim como na freguesia de Cambres, de onde autocarros levarão os visitantes para o recinto do festival e vice-versa. Para aqueles que optam por se deslocar de automóvel, será disponibilizada uma zona especial para estacionamento de táxis na área do festival, bem como corredores para pedestres com segurança nas proximidades do local do evento, com especial atenção aos terminais de transporte coletivo. Destaque ainda para a existência de um parque para estacionamento de bicicletas dentro do recinto.
Pagamentos Sem Dinheiro – Facilidade e Eficiência
A modalidade contactless será privilegiada, permitindo que os visitantes paguem com cartões de débito ou crédito em qualquer ponto de venda. Os terminais de pagamento também aceitarão métodos tradicionais de inserção de cartão por chip ou banda magnética. Para maior comodidade, os visitantes podem converter dinheiro físico em cartões pré-pagos no valor definido por eles. Este cartão tem o custo de um euro que será devolvido após a entrega do mesmo no balcão onde adquiriu.