coa mais selvagem 2
Publicidade

O documentário ‘Côa Mais Selvagem’, um filme de 55 minutos dedicado às paisagens naturais do Grande Vale do Côa e aos esforços de preservação e reflorestação da ‘Rewilding Portugal’, estreou em dose dupla no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de novembro.

O filme dirigido por João Cosme e narrado por Ana Varela deu a conhecer um “lado mais selvagem de Portugal”. O documentário acompanha a viagem completa do rio Côa pelo território, dando a conhecer a fauna e flora do rio, bem como as pessoas responsáveis pela preservação da natureza da região.

coa mais selvagem 1

A ante-estreia do filme teve lugar no dia 22 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e a adesão “não podia ter sido mais positiva”, adianta a ‘Rewilding Portugal’. Os assentos esgotaram no próprio dia de abertura do evento e a sala contou com mais de 200 pessoas presentes para assistir ao grande momento, vindas de todos os setores da sociedade.

O evento começou com uma degustação de produtos locais da região do Grande Vale do Côa, produzidos por membros da ‘Rede Côa Selvagem’, um projeto de desenvolvimento económico gerido pela ‘Rewilding Portugal’.

O filme foi depois transmitido com a sala completamente lotada, tanto de público nacional como também internacional que veio de propósito para assistir a este momento.

“O feedback foi extremamente positivo, com uma salva de aplausos sentida e demorada assim que as luzes se ligaram novamente“, salienta a ‘Rewilding Portugal’.

No final da visualização do documentário houve ainda lugar a uma mesa-redonda com o tema ‘A evolução do rewilding em Portugal nos últimos 5 anos e para o futuro’, onde Pedro Prata, diretor executivo da Rewilding Portugal; João Cosme, realizador de natureza; João Soutinho, presidente e co-fundador da Verde e Pedro Rocha, administrador da Herdade da Contenda, onde discutiram o que já foi feito pelo movimento de restauração do Vale do Foz Côa.

coa mais selvagem 3

O evento teve tradução em inglês para todos os presentes, incluíndo a transmissão online do filme para que todos pudessem ver a estreia em direto ao mesmo tempo. Foram mais de mil as pessoas que em simultâneo se juntaram de forma digital para assistir também à estreia deste ‘Côa Mais Selvagem’.

Depois de uma sala cheia no primeiro dia do evento, a organização decidiu abrir uma data extra no dia seguinte, sábado dia 23 de novembro, “que voltou a encher e a ser um sucesso”. Um total de 180 pessoas estiveram presentes nesse segundo dia para assistir ao documentário e os aplausos e o sentimento de pertença e de apoio foram novamente a tónica perfeita para mais uma sessão aberta deste filme.

Assim, este documentário seguirá agora um percurso itinerante pelo território português e internacional e no próximo ano, em 2025, serão várias as sessões que o vão transmitir tanto em Portugal como fora, com mais de dez sessões previstas ainda com locais e datas a anunciar em breve.  O filme não estará disponível digitalmente, mas estas sessões serão alargadas e espalhadas por todo o território nacional para possibilitar que chegue ao maior número de espectadores interessados possível.

Além disso, o filme estará também a concurso em diversos festivais de cinema de natureza a nível internacional o que possibilitará a sua disseminação e internacionalização ao longo do próximo ano.

Os interessados em saber mais sobre a ‘Rewilding Portugal’ pode consultar o website do projeto.

coa mais selvagem