Do Monte de São Pedro e Gralheira, epicentro da Serra de Montemuro, até ao Vale do Bestança e Vale do Paiva, há muito para visitar no extenso e variado património natural de Cinfães. 

O verão ainda há pouco começou e a vontade de explorar a natureza também. Neste artigo pode conhecer alguns dos principais pontos naturais que o concelho de Cinfães tem para oferecer.

Vale do Bestança

O vale do rio Bestança nasce na Serra de Montemuro, junto às Portas de Montemuro, a uma altitude de cerca de 1.230 metros. Esta área montanhosa caracteriza-se pelo relevo acidentado, de constituição essencialmente granítica, definindo-se o vale do Bestança como profundo e encaixado. Seguindo a direção Sudeste/ Noroeste (SSE/NNV) até ao Rio Douro, este vale apertado e quase rectilíneo, apresenta acentuados declives na ordem dos 300-400 metros, numa extensão total de aproximadamente 15km, sempre no concelho de Cinfães.

Baloiço do Bestança

Colocado no Vale do Bestança, que é considerado um dos rios mais limpos da Europa, o Baloiço do Bestança localizado entre Pias e Cinco Rodas, em Cinfães, é um Baloiço com um cenário bucólico, romântico e relaxante.

Cais de Escamarão

O cais de Escamarão localiza-se na margem esquerda do rio Douro, em Souselo, Cinfães, a poucos metros da Igreja de Nossa Senhora da Natividade e integra a Rota do Românico. Para além de permitir a acostagem de embarcações de recreio, o cais dispõe de uma esplanada, loja de produtos regionais, espaço de merendas e um percurso vocacionado para a atividade física, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.

Miradouro do Teixeirô

O Miradouro de Teixeirô permite permite avistar vários pontos de interesse entre Baião e Cinfães, a Albufeira da Pala, as aldeias de Portugal Porto Mando e Boassas, a linha do Douro, a Ponte de Mosteirô, o Cais de Porto Antigo e a tão adorada união do rio Bestança com o rio Douro.

Portas de Montemuro

A mais de 1000 metros de altitude é possível observar todo o vale que integra as Montanhas Mágicas e a Rota da Água e da Pedra.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode conhecer em Cinfães, concelho que pode ficar a conhecer melhor no site oficial do município ou em Visit Cinfães.

Fotos: Pedro Sá/DR