logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Direitos das Crianças: Tomás e Maria dão voz à escola EB 2,3 Toutosa em Marco de Canaveses

Redação

No âmbito das comemorações do Dia Universal dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro, o Jornal A VERDADE realizou um especial na edição de papel ao entrevistar oito alunos dos quatro agrupamentos escolares do concelho do Marco de Canaveses. A ação teve como objetivo conhecer as opiniões das crianças sobre os seus direitos, proporcionando um espaço de reflexão e partilha no contexto desta data significativa para miúdos e graúdos.

Esta quinta-feira, 5 de dezembro, será a vez da EB 2,3 Toutosa, mas nos próximos dias iremos publicar os restantes agrupamentos.

Tomás Correia Moreira 5.º A EB 2,3 Toutosa

Os direitos da criança são tudo o que uma criança devia ter. Mas ainda há muitas crianças que não têm esses direitos. Em Portugal acho que a maioria tem os direitos principais como a vida, a educação, o direito à família, a uma casa e o direito a um nome e nacionalidade.

Para as crianças que não os têm acho que devíamos falar com o Governo para ver se, por um tempo, podiam dar coisas como escola e casas gratuitamente. Fora de Portugal sei que há vários países onde, por exemplo, as crianças trabalham e o trabalho infantil é ilegal. Gostava de ajudar crianças como essas e arranjar-lhes coisas como mantimentos, alguns brinquedos, comida, bebida e podíamos ir ao país deles levá-los e distribuí-los.

As crianças também têm deveres e acho que alguns são, por exemplo, portar-nos bem e fazermos o que os adultos mandam, desde que não sejam adultos desconhecidos e, também, temos de ajudar os nossos pais e quem pudermos ajudar.

Maria Morais Pinto 6.ºB EB 2,3 Toutosa

Acho que os direitos das crianças são as coisas que defendem que as crianças têm de ser livres para fazer o que elas acham que podem fazer e que gostam. E nós somos livres em Portugal e temos os nossos direitos todos, mas também acho que há pessoas que não compreendem que as crianças também são livres e há pessoas que maltratam as crianças por serem diferentes.

Nós não devemos olhar para as pessoas pelas suas diferenças e devemos ajudar as pessoas a perceber que mesmo que não sejamos todos iguais devemos dar os mesmo direitos a todas as crianças. Especialmente os direitos mais importantes como uma casa, uma família, cuidados médicos, comida e também amor. Já ouvi falar destes direitos todos na escola mas também já vi na televisão que há meninos que têm de trabalhar e não podem estudar, porque têm de ajudar a família quando não conseguem arranjar emprego.

No nosso país temos os nossos direitos todos, mas as crianças também têm de ser bem educadas e devemos aplicar-nos aos nossos estudos, bem como respeitar a nossa família e até os que não conhecemos.

Redes sociais "Bem Viver Party Marco"

Redes sociais "Bem Viver Party"

Contactos

969 228 054

[email protected]