Nos meses de outono e inverno, é comum que a casa ganhe muita humidade e para a combater pode recorrer a aparelhos, como é o caso do desumidificador.
A humidade presente no ar é necessária para a saúde e conforto das pessoas, mas caso surja em excesso poderá ser prejudicial para a saúde e, ainda, criar danos na estrutura da casa, bem como aumentar os gastos de energia.
Caso opte por utilizar um desumidificador e diminuir os problemas com a humidade deve ter em atenção alguns aspetos.
Primeiro, comece por fechar as portas e janelas. Embora aumentem a circulação do ar, também fazem com que a humidade entre nas casas. Assim, irá contribuir para que o desumidificador gaste menos energia e consiga reduzir a humidade de forma mais rápida e eficaz.
Depois certifique-se que não há nada a tapar as entradas e saídas de ar do aparelho e coloque-o numa superfície plana a 50 centímetros de qualquer objeto ou parede.
Ao contrário do que se faz habitualmente, não deite as instruções fora e, sempre que achar necessário, limpe os filtros. Retire os tapetes do compartimento onde utiliza o desumidificador ou afaste-os o máximo que puder. As fibras dos tapetes podem reter alguma humidade.
Quando a estação mais fria do ano terminar e o calor regressar, guarde o aparelho com cuidado, isto é, limpe o filtro, passe um pano pelo reservatório de água e deixe secar, tape com um pano para evitar poeira e guarde num lugar fresco e seco.