whatsapp image 2022 06 25 at 16.14.10 1
Publicidade

Este sábado, dia 25 de junho, comemorou-se, em Marco de Canaveses, o Dia Municipal do Bombeiro. A iniciativa aconteceu na secção de Vila Boa do Bispo dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses.

Sérgio Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, destacou a importância desta iniciativa. “Acima de tudo é um reconhecimento. Não pedimos que nos paguem nada, pedimos um obrigada e um reconhecimento, que é sempre bem vindo”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, João Monteiro Lima, referiu que este é um dia “em que o município destaca para reconhecer o trabalho que os bombeiros têm ao longo do ano. Este ano foi decidido ser em Vila Boa do Bispo, uma freguesia em que temos uma secção com quase 35 anos de existência, foi um gosto muito grande”.

whatsapp image 2022 06 25 at 16.14.10

Já a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, afirma que “a população deve reconhecer, todos os dias, o trabalho que os bombeiros fazem em prol da salvaguarda de pessoas e bens. Neste dia, transmitimos-lhe aquilo que são as mensagens de encorajamento, de agradecimento e reconhecimento do trabalho que fazem”.

Uma das principais mensagens passadas nos discursos, quer do comandante, quer do presidente, foi da falta de recursos humanos. “Podemos ter os melhores equipamentos e veículos, mas se não tivermos pessoas para usufruir desses equipamentos, nada disto funciona. O maior valor acrescentado que temos na sociedade são os recursos humanos e o que temos vindo a dizer é a falta de recursos humanos”, defendeu Sérgio Silva.

whatsapp image 2022 06 25 at 16.14.09 1

O comandante destaca também a necessidade da criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP). “Vinha colmatar o horário das sete da manhã às 21h00, em que conseguiamos ter duas equipas permanentes e profissionais, durante sete dias. Temos de garantir um período alargado de sete dias com profissionais”, acrescentou.

João Monteiro Lima solicitou a colaboração da autarquia, no sentido de ser revisto o regulamento de incentivo ao voluntariado. “Será dos melhores da região. No entanto, poderá ter mais um ou outro contributo que permitam que se consiga mais voluntários para os bombeiros, que é um problema que já nos estamos a debater há algum tempo. Estamos a perder, em média, dois voluntários por mês e começa a ser preocupante” ,lamentou.

Em sintonia com o dirigente, a presidente da autarquia recordou que o município “tem feito o seu papel. Temos um regulamento que cria várias isenções. Sabemos que isto é um problema que vai trazer um obstáculo naquilo que é o reforço das equipas. O município de Marco de Canaveses vai muito além daquilo que é expectável e daquilo que pode fazer, há uma situação ou outra que podemos integrar, por exemplo a isenção do IMI, ainda não tinha sido colocada, mas logicamente, se tivermos possibilidade e se isso for uma daquelas isenções que pode ser integrada no regulamento, fá-lo-emos”, anunciou.

whatsapp image 2022 06 25 at 16.13.49

A sessão contou também com o ingresso de cinco bombeiros de primeira, que receberam as insígnias, bem como a entrega de insígnias a bombeiros de segunda. Teve ainda lugar a promoção de quatro bombeiros a sub-chefes.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Marco de Canaveses, dos vereadores da autarquia e também de vários presidente de juntas de freguesia.