O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala esta quinta-feira, dia 10 de março, o Dia Mundial do Rim com a exposição de cartazes informativos sob o mote “Aumentar o conhecimento para um melhor cuidado renal”.
A exposição está patente desde o início desta semana na entrada principal do Hospital Padre Américo, em Penafiel. O objetivo é “sensibilizar a população, assim como os profissionais do centro hospitalar, para aspetos importantes sobre o rim”, refere um comunicado do CHTS.

“A Doença Renal Crónica é um problema comum a nível mundial, estima-se que um em cada 10 adultos em todo o mundo possam sofrer desta patologia que, se não tratada, pode ser mortal. Embora a deteção precoce possa prevenir a morbilidade e mortalidade, esta continua a aumentar anualmente e estima-se que possa ser a quinta principal causa de morte em 2040. Há, pois, necessidade de aumentar o conhecimento sobre este problema”, continua o documento.
A Unidade de Hemodiálise de Agudos foi inaugurada a 12 de novembro de 2021 e permite dar resposta aos doentes da região, na área da hemodiálise, “evitando o envio sistemático para acompanhamento nos hospitais do Porto e, assim, garantir um maior conforto para estes doentes”.
Neste primeiro ano de atividade da unidade são estimadas 1.500 sessões de diálise.
