O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala esta quinta-feira, dia 10 de março, o Dia Mundial do Rim com a exposição de cartazes informativos sob o mote “Aumentar o conhecimento para um melhor cuidado renal”.

A exposição está patente desde o início desta semana na entrada principal do Hospital Padre Américo, em Penafiel. O objetivo é “sensibilizar a população, assim como os profissionais do centro hospitalar, para aspetos importantes sobre o rim”, refere um comunicado do CHTS.

Foto: CHTS

“A Doença Renal Crónica é um problema comum a nível mundial, estima-se que um em cada 10 adultos em todo o mundo possam sofrer desta patologia que, se não tratada, pode ser mortal. Embora a deteção precoce possa prevenir a morbilidade e mortalidade, esta continua a aumentar anualmente e estima-se que possa ser a quinta principal causa de morte em 2040. Há, pois, necessidade de aumentar o conhecimento sobre este problema”, continua o documento.

A Unidade de Hemodiálise de Agudos foi inaugurada a 12 de novembro de 2021 e permite dar resposta aos doentes da região, na área da hemodiálise, “evitando o envio sistemático para acompanhamento nos hospitais do Porto e, assim, garantir um maior conforto para estes doentes”.

Neste primeiro ano de atividade da unidade são estimadas 1.500 sessões de diálise.

Foto: CHTS