O município de Amarante vai assinalar, na próxima terça-feira, dia 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor e o sétimo aniversário do CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Município de Amarante.

Das 9h30 às 12h00, a economista do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, Ana Passos, vai estar na Casa da Portela, para o habitual atendimento sobre “Proteção financeira do consumidor”. Às 14h30, vai realizar-se um workshop alusivo às “Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira”, destinado a Técnicos de Intervenção Social para que possam informar e ajudar os utentes na adoção de estratégias que evitem a rutura financeira, informando e sensibilizando sobre as consequências do incumprimento do crédito bancário, o processo de insolvência e o recurso ao tribunal para recuperação de dívidas.

Ao final do dia, pelas 19h15, a comunidade é convidada a participar numa sessão de informação online, em direto no Facebook do município de Amarante sobre o “7.º Aniversário CIAC Amarante”, que vai promover uma conversa com a jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor, Margarida Mendes, a economista Ana Passos e a vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista.

“A grande missão do CIAC é informar, mais e melhor, os nossos consumidores, prestando um serviço cada vez mais próximo a quem nos procura. Queremos sensibilizar sobre temáticas tão importantes como serviços públicos essenciais, proteção em tempos de pandemia, práticas comerciais desleais, literacia financeira, entre outras”, esclarece Rita Marinho Batista, citada num comunicado da autarquia.

De 16 a 30 de março, o aniversário do CIAC vai continuar a ser celebrado. Na quarta-feira, a partir das 10h00, vai realizar-se uma ação de rua no Mercado Municipal de Amarante, onde estará um balcão móvel para divulgar os serviços prestados na Casa da Portugal nos últimos sete anos.

No dia 22 de março, vai realizar-se uma “Conversa na rádio: O que é um Tribunal Arbitral?”, às 11h00, na Era FM, com a presença do diretor do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral (TRIAVE), Pedro Sousa, e da vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista.

O município de Amarante integrou o TRIAVE em 2020, através do qual “os amarantinos e agentes económicos locais podem resolver os seus conflitos de uma forma mais rápida e eficaz, beneficiam de uma justiça de proximidade”.

No dia 30 de março, há ainda lugar a duas sessões de informação alusivas à “Literacia Financeira”, dedicadas à comunidade escolar, aos alunos do Externato de Vila Meã e da Escola Profissional António do Lago Cerqueira. As sessões vão ser dinamizadas pela economista Ana Passos, que vai sensibilizar para a importância da gestão da semanada e dicas de poupança, tendo como parceiro o projeto AGIR – CLDS 4G.