Hoje, dia 7 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, em celebração da chegada deste ingrediente à Europa em 1550.

São raras as pessoas que não apreciam chocolate e várias investigações concluem que este é um alimento que traz benefícios para a saúde, em especial o chocolate amargo e meio amargo, por possuir maior percentagem de cacau. 

Acha que sabe tudo sobre o chocolate? Então espreite as curiosidades que apresentamos a seguir.

  1. Chocolate é um termo grego que significa “alimento dos Deuses” mas começou por se chamar “Theobroma”.
  2. Na Europa do século XVI, o chocolate era recomendado como remédio para curar febres, aliviar dores de estômago e refrescar o corpo nos dias quentes.
  3. O chocolate branco não é chocolate de verdade. É feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar.
  4. O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes às que são produzidas quando estamos apaixonados. Ele ajuda no combate à depressão, à hipertensão, aos tumores e ao stress.
  5. Por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro é um alimento que estimula as funções cerebrais, sendo benéfico para prevenir alguns tipos de demência, nomeadamente o Alzheimer.
  6. A tablete de chocolate mais valiosa do Mundo tem 100 anos e foi levada por Robert Scott na sua primeira expedição ao Antárctico. Foi vendida por 687 dólares em 2001 e é da Cadbury’s.
  7. Comer chocolate derretido duplica o batimento cardíaco das pessoas. Um estudo científico concluiu que o chocolate derretido na boca tinha mais efeitos sobre o cérebro e o coração dos voluntários do que um apaixonado beijo na boca.

Coma com moderação!