adelaide de jesus
Publicidade

Já nos diz o ditado que ‘velhos são os trapos’ e a história que lhe trazemos hoje é prova disso. Na data em que se comemora o Dia Mundial da Internet estivemos à conversa com Adelaide de Jesus, natural do concelho de Marco de Canaveses, que, aos 77 anos, se mantém ativa nas redes sociais. 

O seu perfil de Facebook foi criado “há cerca de quatro anos”, com a ajuda dos seus netos. “Gosto de ver vídeos e de estar a par das novidades”, disse a septuagenária, em entrevista ao Jornal A VERDADE. Há pouco tempo, uma das suas netas também lhe criou uma conta de Whatsapp para poder estar em contacto mais direto com a família que está no estrangeiro. “Assim posso falar com os meus filhos e estar mais perto deles, mesmo que fisicamente estejam longe”, acrescentou.

Aprender a “mexer com o Facebook e o Whatsapp” não foi muito difícil e Adelaide de Jesus contou, sempre, com o apoio dos seus netos. “Eles explicaram-me como é que eu devia de fazer as coisas e agora já não preciso de ajuda”, disse. Todos os dias, faz questão de “ver o que se passa” pelo seu Facebook e de “mandar mensagem” a alguns amigos. “Tenho mais de 200 amigos, mas há alguns que, todos os dias, me mandam mensagem e eu também lhes mando, porque gosto muito de falar com eles”, garantiu.

whatsapp image 2023 05 17 at 17.09.22

Esta sua presença nas redes sociais foi também uma ajuda para começar “a escrever melhor”. Adelaide de Jesus admite que “lia pouco” e, desde que começou “a jogar o jogo das palavras” e a “escrever mais mensagens” começou a corrigir o seu discurso. “Às vezes, quando estou a escrever mensagens, vejo que tenho um erro e vou logo alterar. Também me ajudou nisso e eu fico muito feliz, aprendi muito”, garantiu.

Nas suas redes sociais, a septuagenária faz questão de “partilhar fotografias” e de “dar os parabéns a quem faz anos, mesmo que não conheça”. Admite que esta é “uma forma de estar entretida e mais perto das pessoas”. As suas plantas são, por vezes, as protagonistas do seu ‘feed’ e faz questão de “partilhar fotografias e vídeos” de uma das suas paixões.

Da sua lista de amigos fazem parte os seus filhos e netos. “Tenho-os a todos adicionados e gosto de ver o que eles partilham e de comentar as fotografias”, referiu. 

Adelaide de Jesus considera-se uma “mulher feliz” com os seus seis filhos, 11 netos e cinco bisnetos, apesar de tudo o que já passou na vida. “Hoje, sou feliz com a minha família”, disse, defendendo que o principal segredo é manter-se ativa. “Não gosto de estar parada, todos os dias visito a minha filha ou a minha prima. Também convido a minha neta para jantar muitas vezes para me fazer companhia, porque não gosto de estar sozinha. Sou amiga de todos”, concluiu.