Como forma de comemorar o Dia Mundial da Criança, que se assinala a 1 de junho, o Jornal A VERDADE foi ao encontro de algumas crianças das escolas do concelho do Marco de Canaveses, para saber o que elas pensam. Fique a conhecer um pouco mais sobre as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica de Quinta do Bairro, em Várzea do Douro, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.
Flor Fernandes Couto, 4 anos - JI Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Sou pequenina, mas gosto muito da escola, de brincar e de apanhar flores. As minhas preferidas são as amarelas e as papoilas. Gosto muito de ser criança, de brincar com os meus amigos, com os meus pais e com os meus irmãos. No Dia Mundial da Criança posso brincar e pintar, que também gosto muito de pintar. Quando for grande quero ser adulta, médica e pintora.

Duarte Lima, 4 anos - JI Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Na escola gosto de brincar com os legos. Gosto de trabalhar e de fazer fichas. Para mim é muito bom ser criança. Eu gosto de jogar futebol. Gosto de celebrar o Dia Mundial da Criança porque gosto muito de brincar. Ainda não sei o que quero ser quando for grande, ainda estou a pensar.


Afonso Lisboa Pinto, 6 anos - JI Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Para o ano, já vou para a primária. Gosto muito de ser criança, a minha brincadeira preferida é jogar à apanhada, com todos os meus amigos. Na escola gosto de fazer trabalhos. Eu acho que se celebra o Dia Mundial da Criança, porque os meninos e as meninas têm de ter um dia só para eles. Tenho o sonho de ter um irmão, temos de comprar a semente. Quando for grande quero ser polícia para prender os ladrões.

Margarida da Silva Gomes, 6 anos - JI Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Estou pronta para o primeiro ano. A minha brincadeira preferida é às escondidinhas. Na escola gosto muito de desenhar. Gosto muito de ser criança, eu acho que se celebra o Dia Mundial da Criança porque todos os meninos devem ser bem tratados por toda a gente. Não tenho irmãos mas gostava, para brincar comigo. Quando for grande quero ser médica porque quero ajudar as pessoas.

Benedita Ferreira, 6 anos - EB1 Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Estou no primeiro ano. Na minha opinião, celebra-se o Dia Mundial da Criança porque é importante dar-se amor às crianças. As crianças são importantes e têm de ser respeitadas por toda a gente, merecem ser amadas. Eu acho que tenho o direito de ser amada, sou uma boa menina. Na escola, gosto de fazer Educação Física, de Inglês, de Música e Expressão Artística. A minha disciplina preferida é Estudo do Meio e Português. A Matemática deixa-me confusa. Quando for grande quero ser pediatra dos meninos que têm três anos. Para mim ser criança significa ser amada e ser respeitada, sou muito feliz.


Afonso Lima, 8 anos - EB1 Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Ando no segundo ano e gosto de brincar com os meus amigos e jogar à bola. A minha disciplina preferida é matemática, porque gosto de fazer contas. Acho que o Dia Mundial da Criança se celebra porque as crianças são importantes e merecem ter um dia dedicado só a elas. Para mim ser criança é poder brincar, estudar e ajudar. O meu pai tem uma oficina e eu vou para a beira dele, é mecânico e eu quero ser mecânico como ele.


Guilherme Duarte Araújo, 8 anos - EB1 Quinta do Bairro, Várzea do Douro
Ando no terceiro ano. Gosto da escola e sou bom aluno. A minha disciplina preferida é Estudo do Meio, porque aprendemos mais sobre a natureza, sobre o oceano, entre outras coisas. Eu acho que o Dia Mundial da Criança se celebra porque as crianças merecem ter um dia para elas, nós, além dos adultos, também trabalhamos muito. Fazemos de tudo, fazemos o máximo para termos boas notas e portamo-nos bem. Para mim, ser criança significa muito, porque quando chegarmos a adultos vamos ter de trabalhar e nós temos de aproveitar a nossa infância. Gosto muito de brincar e principalmente jogar futebol. Quando for grande quero ser polícia, para haver menos pessoas más no mundo.

Manuel Silva, 9 anos - EB1 Quinta do Bairro - Várzea do Douro
Ando no quarto ano, sou jogador de futebol e gosto muito porque gosto de fazer desporto, para não estar sempre colado ao telemóvel. Quando for grande, tenho o sonho de ser jogador de futebol. Atualmente, jogo no Várzea do Douro, a minha posição é atacante esquerdo e tenho marcado muitos golos. Na minha opinião, acho que todas as crianças têm direito a ter saúde, amor, carinho e tudo o que elas precisam. A minha disciplina preferida é Matemática, porque gosto de fazer cálculos. Se não conseguir ser jogador de futebol, quero ser cientista, porque gosto de fazer experiências. Para mim ser criança é ter uma vida feliz.
