O vice-presidente do Município de Paços de Ferreira e responsável pelo pelouro da Educação, Paulo Ferreira, assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com um almoço partilhado com as crianças que frequentam a Escola Básica de Figueiró.
Juntamente com responsáveis pela equipa da Educação da câmara municipal, pelo diretor da escola, pelo coordenador do Agrupamento de Escolas de Freamunde, e por uma responsável da IPSS (Paços2000) – que confeciona as refeições na escola – “foi possível fazer um balanço muito positivo deste serviço prestado, de forma gratuita, a todos os mais de oito mil crianças e jovens que frequentam as escolas do pré-escolar ao 12.º ano”, refere a autarquia em comunicado.
Na celebração da data, o município entregou a todas as crianças do pré-escolar até ao 3.º ciclo, um panfleto com várias informações sobre o pequeno-almoço e a importância para o desenvolvimento nestas idades.
“Foi assim mais um dia dedicado àquela que é a principal aposta do município, a educação, e que, com toda a certeza, garantirá a continuação do progresso e desenvolvimento do concelho”.
Município serviu 678.981 almoços gratuitos no último ano letivo
Foram quase 700 mil os almoços gratuitos servidos no último ano letivo em todas as escolas de Paços de Ferreira, do pré-escolar ao 12.º ano.
Até ao 4.º ano o serviço é prestado por IPSS’s do concelho, contratadas pela câmara municipal e com o apoio de 24 técnicos das AEC’s, também do município, “por forma a que durante o almoço, seja possível um apoio ainda mais personalizado, sobretudo às crianças mais pequenas ou com necessidades educativas especiais”, esclarece a autarquia.
No caso das crianças e jovens do 5.º ao 12.º anos, os almoços são confecionados nas cantinas das escolas, por funcionários da câmara municipal.
Em 2023/2024 foram confecionadas, nas cantinas do município e pelos funcionários, um total de 215.981 almoços, “sem qualquer custo para os pais”.