O dia 17 de agosto assinala o Dia Internacional do Animal abandonado, data celebrada desde 1992, uma data criada pela Sociedade Internacional dos Direitos Animais para chamar atenção a este problema.
A realidade do abandonado animal afeta muitos concelhos, municípios e freguesias daí existirem várias associações espalhadas por todo o território dedicado a solucionar este problema, descubra aqui algumas dessas instituições.
Amarante
A Associação Ajuda Animais em Amarante (AAAAMT), é uma associação sem fins lucrativos dedicada à proteção de animais e à adoção responsável.
A AAAAMT alberga cerca de 25 canídeos em abrigo e 30 canídeos e gatídeos em Famílias de Acolhimento Temporário (FAT). Animais que, "estão todos devidamente microchipados, desparasitados, e vacinados", reforçam os responsáveis.
A missão principal desta associação vai para além de proteger animais, mas também de promover adoção responsável em vez da compra de animais de companhia.
Estão ao serviço desta causa 30 voluntários em contexto de abrigo, resgates, dinamização das redes sociais, correio eletrónico e atividades de sensibilização e angariação de fundos. Bem como um funcionário a tempo inteiro, contratado através de uma medida de apoio do IEFP.
Os animais ao encargo deste grupo dedicado ao resgate animal estão todos disponíveis para adoção e estão todos apresentados no website oficial e nas redes sociais da associação.
Os interessados em ajudar esta associação de Amarante poderão fazê-lo de várias formas. Através de donativos monetários ou alimentares feitos diretamente à associação, através do apadrinhamento de um animal à sua escolha ou criando um cartão de sócio. O voluntariado é ainda outra opção, estando aberto a todos aqueles interessados em contribuir diretamente para a causa.
Por fim é ainda possível juntar-se ao programa de "Famílias de Acolhimento Temporário (FAT)", ou seja, dar um lar temporário a um animal enquanto este recupera ou espera por um lar definitivo.
Em Amarante ainda existe o "Centro de Recolha Animal de Amarante" e a "Associação Missão Animal" mais dois grupos dedicados à causa da proteção animal.
O "Centro de Recolha Animal de Amarante" é responsável pela divulgação dos animais abandonados do concelho para que estes sejam adotados. A "Associação Missão Animal" é dedicada à reabilitação de gatos de rua de Amarante, enquanto tenta sensibilizar as pessoas para adoção.
Associações em Amarante:
https://www.facebook.com/centroderecolhaanimaldeamarante
https://www.facebook.com/associacaomissaoanimal
Castelo de Paiva
Em Castelo de Paiva a Associação PAP - Proteção Animal de Payva é um "um grupo de cidadãos motivados na implementação de medidas de defesa e bem-estar dos animais abandonados no concelho de Castelo de Paiva".
A PAP ajuda na adoção de animais abandonados e na identificação de animais perdidos através das suas redes-sociais onde partilha os vários cães e gatos disponíveis para adoção ou que se encontrem perdidos na rua.
"Tentamos dentro das nossas capacidades, alimentar e tratar animais. É nosso propósito, também, esterilizar e posteriormente devolver ao local onde foram encontrados, não constituindo assim perigo para a saúde pública", salienta a organização.
Contudo, a associação não consegue recolher animais pois não possui um espaço físico para tal.
Associações em Castelo de Paiva:
https://www.facebook.com/protecaoanimalpayva/?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/CROAcpaivacinfaes
Felgueiras
O "Centro de Recolha Integrado de Animais do município de Felgueiras" (CRIA) é um centro licenciado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e funciona como o canil do município de Felgueiras.
O canil municipal possui alojamento para 40 cães não tendo, atualmente, alojamento para gatos, sendo intenção do município a construção de equipamento para o efeito.
O centro acolhe animais por um período determinado pelas autoridades competentes, não sendo concebido com a finalidade de reprodução, criação, venda ou hospitalização.
Os responsáveis pelo canil informam a população de que: todos os animais que dão entrada no CRO são desparasitados e avaliados antes de passarem a coabitar com outros animais alojados; os animais devidamente identificados encontrados pelo centro são devolvidos aos donos, cumpridos os prazos legais e mediante o pagamento das despesas relativas ao seu alojamento; os animais sem identificação que não sejam reclamados pelos seus detentores no prazo de 15 dias ficam à responsabilidade do CRO e podem ser cedidos para adoção por particulares ou instituições zoófilas.
A organização relembra ainda que os animais que chegam doentes ou que adoecem durante a sua permanência no CRO são assistidos pelo veterinário municipal.
Associações em Felgueiras:
"Os Pecaninos" é a Associação Protetora dos Animais do Concelho de Paços de Ferreira, criada com propósito de acolher o maior número de animais abandonados no concelho, visto não existir um canil no concelho.
O papel da associação passa por instalar os animais recolhidos até estes serem encontrarem novas casas.
"O aumento de animais abandonados nas ruas, montes e serras do concelho de Paços de Ferreira é uma preocupação crescente e fez despoletar ações de grupos informais no sentido de combater os atos de insensibilidade humana", assinala a instituição.
"Em Portugal, infelizmente, são abandonados cerca de 2 animais por dia, sendo que este valor é apenas uma estimativa e a realidade pode ser ainda mais preocupante. Uma vez na rua, estes animais enfrentam condições climatéricas adversas, ficam doentes, passam fome, são infetados por doenças, sofrem ataques, são atropelados e até mesmo mortos", reforça a associação.
Assim, a d"Os Pecaninos" assenta na manutenção da dignidade dos animais, evitando ao máximo a prática da eutanásia.
Lousada
O município de Lousada à disposição da população o "Centro de recolha oficial de animais de Lousada" (CROAL), instituição responsável pela recolha, tratamento e adoção de animais abandonados.
O CROAL é apoiado pelo trabalho da "Associação Animal de Lousada" um grupo de voluntariado dedicado à recolha, tratamento e proteção de animais abandonados, com a finalidade à sua adopção.
A "Associação Animal de Lousada" está dedicada à criação de uma rede FAT (família de acolhimento temporário), enquanto tenta sensibilizar a população para o abandono dos seus animais e incentivar a sua esterilização.
A "Animarco" é uma associação localizada na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, dedicada a ajudar os animais abandonados ou em situações precárias do concelho.
Embora, não faça recolha de animais, deixando esse trabalho e responsabilidade para o "Centro de Recolha Oficial" (CRO), o serviço Municipal de resgate de animais.
A associação de voluntariado acolhe vários animais nas suas instalações, dando abrigo, comida e outros cuidados necessários aos seus utentes até estes serem adotados.
"A adopção de um animal pode significar não só o salvar de uma vida, mas também um passo contra a questão do abandono de animais", reforça a "Animarco".
Outras associações:
Amarante:
https://www.facebook.com/centroderecolhaanimaldeamarante
https://www.facebook.com/associacaomissaoanimal
Baião:
https://www.facebook.com/amoranimaldebaiao/?locale=pt_PT
Castelo de Paiva
https://www.facebook.com/protecaoanimalpayva/?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/CROAcpaivacinfaes
Celorico de Basto:
https://www.facebook.com/CROAcpaivacinfaes
Cinfães:
https://www.facebook.com/aaparcinfaes/?locale=pt_PT
Felgueiras:
https://www.facebook.com/aaafelgueiras/?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/queridoaconchego/?locale=pt_PT
Lousada:
https://www.facebook.com/p/Associa%C3%A7%C3%A3o-Lousada-Animal-100064898762267/?locale=pt_BR
https://www.facebook.com/croa.lsd
Marco de Canaveses:
https://www.facebook.com/CROMarcodeCanaveses/?locale=pt_PT
https://www.facebook.com/animarcoassoc/?locale=pt_PT
Penafiel: