Em Marco de Canaveses, não há quem não conheça a Pizzaria Europa. Uma casa com mais de 25 anos e que leva, diariamente, os melhores sabores de Itália até à mesa dos seus clientes. Um dos rostos desta casa é Maria Judite Teixeira, ou D. Judite, como é conhecida por todos aqueles que visitam este restaurante.
Foi em 1994, depois de 10 anos na Suíça, que decidiu, em conjunto com o seu marido, abrir a Pizzaria Europa, no centro da cidade de Marco de Canaveses. “Tinhamos os nossos filhos pequeninos, que estavam com a minha mãe. Depois de 10 anos optamos por regressar, uma vez que ela já não conseguia tomar conta deles sozinha”, começou por explicar.
Judite Teixeira ficou, então, responsável pela gestão do restaurante. No início, com um pequeno espaço, era a única pessoa que servia às mesas e que recolhia os pedidos. “O meu marido aprendeu a fazer pizzas na Suíça e eu servia às mesas, então já estava habituada. Foi uma aventura que decidimos abraçar juntos e, felizmente, correu muito bem”, constatou.
Em 1994 “não se falava de pizzas” no concelho, então acredita que foi “uma boa aposta”. O nome foi dedicado à aventura que o casal teve fora de Portugal. A empresária constata, contudo, que este acaba por ser um trabalho “um pouco preso”, uma vez que trabalha todos os fins de semana. “Temos apenas a segunda-feira, mas é gratificante. Todos os nossos clientes já são nossos amigos, acabam por fazer parte da nossa família”, sublinhou.
Hoje em dia, a Pizzaria Europa já conta com dois aumentos, tendo anexado os dois locais que a ladeavam. “Aventuramo-nos a comprar estes espaços e foi uma boa aposta, porque o espaço está maravilhoso, é mesmo a nossa cara”, garantiu, orgulhosa.
Os dois filhos de Judite Teixeira, cresceram “no meio da massa de pizza e do queijo” e, apesar de inicialmente “não mostrarem muito interesse por querer seguir no negócio”, hoje em dia, trabalham em conjunto com os pais. “A maioria dos nossos colaboradores é da nossa família, é um negócio familiar, o que me dá ainda mais orgulho”, sublinhou.

Judite Teixeira garante que todas as pizzas são “confecionadas com amor e carinho”, e há sempre a “motivação de estarmos atualizados, para ir de encontro aos desejos dos nossos clientes”.
A empresária destaca ainda o facto de ser reconhecida “onde quer que vá” e “os clientes fazem questão de nos cumprimentar, sempre que cá vêm. É também uma forma de nos manter motivados para fazer o nosso trabalho, sempre da melhor forma”, constatou.
A D. Judite tem, atualmente, 66 anos, e não se imagina longe da Pizzaria Europa. “É uma maravilha, estou sempre a ver o que é preciso fazer. Não me imagino a fazer outra coisa, sinto-me completamente feliz e realizada aqui, dentro desta minha segunda casa. Só se não conseguir andar é que não venho”, disse.
Para todas as mulheres que têm o sonho de se aventurarem pela área de negócios, Judite Teixeira deixa o conselho: “lutem. Acho muito bem porque uma mulher consegue ser independente, não precisa de estar à espera de mais nada e nem de homem nenhum. A mulher não precisa de estar debaixo das saias de nenhum homem. Força para todas as mulheres que têm a ambição de ser empresárias”.