cancela velha
Publicidade

O gosto pela cozinha e pelos pratos tradicionais é algo que está intrínseco em Fernanda Monteiro, praticamente desde que se lembra. Tinha apenas 10 anos quando começou a aprender a cozinhar, com a “mãe e as tias”. Era ela a responsável pelos “almoços e jantares” da sua casa. Hoje em dia coloca toda a sua sabedoria nos pratos confecionados no restaurante Cancela Velha, localizado no centro da cidade de Marco de Canaveses.

Apesar da cozinha ter sempre feito parte da sua vida, é apenas no ano de 1985 que começa a exercer a profissão de cozinheira. Há cerca de 12 anos abriu, em conjunto com o marido, o restaurante dos seus “sonhos”, que tem na tradição a principal premissa. “Tudo o que faço é como se fazia antigamente. Os clientes vêm aqui e dizem que a minha comida lembra a comida da mãe e é exatamente isso que eu quero transmitir”, garantiu.

É no “amor” que está o principal segredo dos cozinhados de Fernanda Monteiro. “Só faço o que gosto e coloco amor em todos os pratos. É feito com dedicação e acho que é por isso que os clientes vêm e ficam”, afirmou, acrescentando que, o que mais gosta de cozinhar, “é o anho assado com arroz do forno”, que “não tem nenhum segredo especial, apenas tem de ser feita uma boa calda”.

A responsável pela cozinha do Cancela Velha garante que nada lhe mete medo. “Faço de tudo, desde sopa até às tripas à moda da Fernandinha, que todos é o prato do dia todos os sábados e nos dias de feira”, descreveu.

cancela velha 2

Fernanda Monteiro tem dois filhos que foram criados “no meio das panelas” e, hoje em dia, são os seus parceiros no negócio. “É um gosto poder trabalhar com os meus filhos diariamente. Não sei se algum deles, ou até dos meus netos, vai seguir a área da cozinha, mas gostava. Acho que o meu filho Miguel vai acabar por assumir o meu lugar, ele já sabe como se faz”, disse, orgulhosa. Os três netos de Fernanda Monteiro também já “andam no meio das panelas”, contudo, “ainda são muito novos”, para decidirem o que querem fazer no futuro.

E foi exatamente a pensar nos netos que, há cerca de cinco anos, Fernanda e o marido tomaram a decisão de encerrar o restaurante ao domingo à tarde. “Apenas servimos os almoços. Esses momentos que passo com os meus netos acabam por ser onde eu recarrego as energias para enfrentar mais uma semana”, garantiu.

cancela velha 973 banner

Para além da família, a empresária tem nos seus clientes um conjunto de amigos, a quem faz questão de agradar. “Há clientes que já me pedem determinados pratos e eu acabo por fazer. Tenho clientes que, todos os dias, vão à cozinha dizer-me bom dia e perguntar como estou. Isso faz a diferença no nosso dia a dia, essas pessoas já são mais do que clientes, são nossos amigos. Sinto-me muito acarinhada por todos, é isso que nos dá força para continuar a fazer estes pratos”, frisou.

Sobre o facto de ser mulher à frente deste tipo de negócio, Fernanda Monteiro garante que é necessária “muita responsabilidade”, referindo que “as mulheres têm muito valor, conseguimos transportar tudo o que fazemos em casa para o nosso trabalho, com muita eficácia”.

A empresária espera continuar a ser a responsável pelas panelas do Cancela Velha “enquanto a vida permitir. Não me imagino a fazer outra coisa, aqui é a minha segunda casa e os meus clientes são a minha segunda família”, concluiu.