logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Dia do Rewilding vai ser celebrado com passeio interpretativo no Grande Vale do Côa

Redação

A Rewilding Portugal, que desenvolve atividades em Cinfães e Resende, vai celebrar o Dia do Rewilding, a 20 de março, com um passeio interpretativo no Grande Vale do Côa.

A atividade é realizada pela Rewilding Portugal em parceria com a Rewilding Europe, sendo o ponto de partida pelas 8h00, no dia 20 de março, na Quinta de Santa Margarida, uma área rewilding, em Tavira. 

Esta antiga mina, "que serviu de sustento financeiro durante várias décadas a toda a região, está agora a assistir a um regresso progressivo da natureza, restabelecendo processos naturais e vendo os seus ecossistemas recuperados", refere um comunicado da organização.

Foto: Rewilding Portugal

O percurso da visita vai ter quatro quilómetros (dificuldade: fácil) e vai ser guiado pela equipa da Rewilding Portugal para dar a conhecer a vida selvagem da área e os habitats. Da parte da tarde, a visita vai continuar em Vilar Maior (Sabugal), pelas 14h00, com um passeio interpretativo dentro da reserva do Vale Carapito, de dois quilómetros (dificuldade: fácil) onde haverá lugar a uma visita e onde poderá ter a oportunidade de ver a manada de cavalos Sorraia em regime semisselvagem que aí habita.

Vão ser abordadas temáticas sobre ecologia, conservação da natureza e rewilding (renaturalização) à escala da paisagem, para criar uma maior sensibilização sobre esta abordagem de conservação, especialmente nesta Década da ONU para o Restauro de Ecossistemas que agora começou. A atividade termina pelas 16h00.

Foto: Rewilding Portugal

Os pontos de encontro vão ser enviados em data mais perto da atividade, sendo que a Rewilding Portugal assegura ainda os almoços dos participantes entre as duas visitas nesse dia.

O evento está sujeito a inscrição prévia até este sábado, dia 12 de março e tem vagas limitadas. A atividade tem um custo por adulto de 20 euros, mas para os menores de 16 anos a atividade custa cinco euros. Os participantes devem trazer roupa e calçado apropriado para um dia passado no campo, assim como água e reforço alimentar.