O Dia do Porto de Leixões vai ser celebrado no próximo domingo, dia 18 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, com visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros.

O dia vai ser marcado por “uma variedade de espetáculos musicais, artísticos e animações para todas as idades: a banda ambulante Supertronik, o espetáculo de ballet da Escola de Ballet do Porto, o showcase e workshop com os Momentum Crew, o espetáculo de dança da escola We Dance, o concerto intimista dos Andor Violeta e o grande concerto de encerramento que estará a cargo da Bárbara Bandeira e que subirá ao palco às 17h00”, pode-se ler no site da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), responsável pela iniciativa.

No terraço no Terminal de Cruzeiros estará a acompanhar o serviço de bar um DJ, acompanhado por “peças infantis, animadores e malabaristas”.

Além disso, estará disponível a exposição de fotografia “Sentir… mais do que um porto” e a APDL irá, ainda, atribuir o prémio do melhor aluno do Ensino Secundário do concelho de Matosinhos.

O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), localizado no interior do Terminal de Cruzeiros, também estará aberto para visita.

Nuno Araújo, presidente do Conselho de Administração da APDL, explicou ao Jornal A VERDADE que “o dia do Porto de Leixões é comemorado em festa desde 2009 ao 3.º sábado do mês de setembro. Trata-se de uma iniciativa da APDL para a comunidade, para dar a conhecer e promover o Porto”.

Um dos destaques deste ano vai para o concerto da Bárbara Bandeira, que considera ser uma “cantora muito apreciada e acarinhada por todas as faixas etárias”.

O número de visitantes esperado neste edição é de “cerca de 20 mil pessoas. Estamos expectantes. Sabemos que este é um momento esperado e apreciado pela comunidade. Somos visitados por pessoas de todo o país e turistas que aproveitam o facto de estar no distrito para visitar e comemorar o dia do Porto de Leixões”, acrescenta o presidente da APDL.

As atividades são destinadas “a todos os que querem conhecer as instalações e haverá animação para todas as idades e gostos”, termina Nuno Araújo.

A entrada é livre e o acesso é efetuado pelo Terminal de Cruzeiros em Matosinhos.

O programa completo: 

10h00 às 17h00

·       Visitas guiadas ao Porto de Leixões em autocarros turísticos

·       Visitas guiadas ao Porto de Leixões em embarcação

·       Visitas a embarcações

·       Visitas guiadas ao TITAN

·       Visitas guiadas e livres ao Terminal de Cruzeiros

·       Insufláveis

11h00 às 11h30

·       BOLAS DE SABÃO E O SONHO DE UM TUBARÃO, Teatro Infantil, Piso 3

11h30 às 12h00

·       PRÉMIO ESCOLAR APDL 2022 aos melhores alunos do concelho de Matosinhos, Piso 3

·       ESCOLA DE BALLET DO PORTO, Piso 3

14h00

·       ANDOR VIOLETA, Concerto intimista, Piso 3

15h00

·       DIÁLOGOS COM BALEIAS, Concerto de Violoncelo e Eletrónica, Piso 3

15h30

·       WE DANCE, Espetáculo de dança, Palco Principal

16h00

·       MOMENTUM CREW, Show case e Workshop, Palco Principal

17h00

·       BÁRBARA BANDEIRA, Concerto, Palco Principal

14h00 às 19h00

·       DJ + Bar, Piso 3

Exposições permanentes:

·       Exposição do Porto de Leixões

·       Exposição de Fotografia “Sentir…mais do que um porto!”

·       O Renascer do TITAN – Fotografias de Sérgio Jacques

·       1885 2021, Pintura do Artista Plástico, Sobral Centeno

·       Exposição Wiki Loves Earth, Molhe Sul

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.