O Dia do Município de Amarante vai ser celebrado na próxima sexta-feira, dia 8 de julho, com a inauguração de dois novos trilhos e diversas atividades.

Para assinalar o 37.º aniversário da elevação a cidade, pelas 10h30, vai ser inaugurado o Trilho dos Castanheiros, na margem esquerda do rio Tâmega. São cerca de três quilómetros de percurso onde foram plantadas mais de 5.000 espécies, entre árvores e arbustos. Às 11h00, o executivo vai inaugurar o Trilho das Azenhas, na margem direita do rio, em cerca de 6,5 quilómetros com quase 20 mil novas espécies.

O projeto é da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, em parceria com a E.RIO de Pedro Teiga, e tem como objetivo “promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, nomeadamente para contenção de cheias”, informa um comunicado da autarquia. Assim, foi reforçada a área “face ao risco de inundação, através de intervenções estruturais de desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias”, tendo sido ainda removidos elementos da vegetação exótica no leito e nas margens; o fornecimento, plantação e retancha de árvores de espécies endógenas; e de elementos arbustivos e contenção de margens.

Os trilhos foram cofinanciados pelo POSEUR, num investimento total superior a 2,2 milhões de euros.

Pelas 22h00, o Parque do Ribeirinho vai receber um concerto especial de NOBLE com a Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho, com entrada gratuita.

As comemorações do Dia do Município vão terminar no sábado, dia 9 de julho, com um passeio no Trilho das Azenhas, às 19h30, que vai ser animado com música ao vivo e com os DJs Higuita e Tikinho. A participação na caminhada é gratuita, mas de inscrição obrigatória online.