chts
Publicidade

O Dia da Saúde Mental assinala-se esta segunda-feira, dia 10 de outubro, e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – CHTS organizou um evento que vai contar com uma visita de alunos de Marco de Canaveses.

A comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Marco de Canaveses vai realizar uma visita ao departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, de forma a perceberem “como se organiza, como funciona, quais são as áreas que dispõem ao serviço da comunidade, vão ter o privilégio de contactar e falar com os técnicos de todas áreas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, in loco”.

Alberto Sousa, da comissão organizadora, sublinha que este é o segundo ano em que se realiza esta iniciativa, sendo o interesse primordial “a abertura da psiquiatria à comunidade”, para “combater a desmistificação, no sentido da psiquiatria, promovendo, obviamente, a saúde mental”. Nesta edição, a preocupação foi abrir o evento à comunidade em geral, mas “dar um enquadramento mais técnico e mais científico” e “chegar à população mais jovem”, nomeadamente com os temas do bullying e ciberbullying.

“Obviamente que também nos preocupa estas alterações socioeconómicas que se fizeram sentir com a consequência da pandemia do COVID, que nos levou à necessidade da utilização destes sistemas e tecnologias de informação, que abriram aqui um novo campo das problemáticas no âmbito da psiquiatria e saúde mental, que ainda não estão estudados, é uma coisa muito recente, não sabemos bem o efeito que teve imediato na saúde”, refere.

Conheça o programa completo

0002