bruna santos marco de canaveses
Publicidade

Estou sempre em constante mudança, porque acho que o saber nunca ocupa o lugar”. É desta forma que Bruna Santos, proprietária da WeCoNNECT de Marco de Canaveses, se descreve enquanto empresária.

Com 36 anos, Bruna Santos compila na mesma empresa “intermediação de crédito, mediação de seguros, mediação imobiliária e de tudo um pouco do que se faz da administração de empresas”.

Afirma que “nunca houve nenhuma ideia concreta de que queria seguir esta área”, mas as “coisas da vida foram acontecendo”. É uma mulher que diz gostar de desafios, “de estudar, de fazer formações. Quanto mais eu souber, mais a minha mente se vai abrir. Recentemente fiz também um curso de formadora, presencial e online, e estou sempre pronta para um novo desafio. Nunca pensei estar a trabalhar com a banca e, neste momento, estou a fazê-lo”.

“Ajudar os clientes a atingirem um objetivo” é o que mais dá satisfação a Bruna Santos. “Ver as pessoas contentes dá-me muita satisfação e eu acho que isso é o que nos leva a querer fazer o nosso trabalho mais e melhor”, constatou, acrescentando que “ajudar a concretizar sonhos” é outra das vertentes que mais lhe dá prazer no seu trabalho.

Para além de empresária, Bruna Santos é também presidente de Junta de Freguesia de Constance. Um papel que assumiu nas últimas eleições e afirma que para conciliar estas duas áreas profissionais “é preciso ter jogo de cintura. É um pouco complicado, mas acho que quando gostamos do que fazemos, conseguimos gerir tudo”.

Uma gestão que também é feita com o papel de mãe, de dois rapazes, de 14 e de 12 anos, que são “o sonho da vida” de Bruna Santos. “Já tenho dois filhos crescidos. Se é fácil? Não é. De dia trabalho, à noite tenho reuniões, eventos… Mas eu tenho a sorte de ter dois filhos que são muito independentes e ajudam-me a gerir. Tenho muita sorte, mas há coisas que não dispenso. O domingo de manhã, para mim, é sagrado, porque é quando acompanho o meu filho mais velho no jogo de futebol. O domingo, tiro-o para a família, porque os meus filhos têm de ter a mãe presente”.

Bruna Santos descreve-se como uma “mulher muito destemida. Mudei de freguesia com dois filhos, o meu marido trabalhava fora do país e fui viver para um local onde não conhecia ninguém, com um filho de meses e outro de dois anos e nunca deixei de trabalhar, sempre consegui conciliar”, recorda.

A empresária tenta ver “sempre o lado bom das coisas” e afirma-se como “uma mulher aventureira. Quando estou muito tempo a fazer a mesma coisa, sinto falta de avançar”, e garante que sempre foi assim. “Sei que o facto de sermos assim, tão destemidas, aventureiras, dificulta-nos um pouco viver neste mundo. Embora estejamos a evoluir, ainda vivemos num mundo de homens, mas acho que, se pensarmos muito nisso, torna-se ainda mais difícil. Não nos podemos sentir diferentes”.

Bruna Santos deixa ainda uma mensagem a todas as mulheres: “independentemente da profissão que tenhamos, ninguém é mais do que ninguém. As pessoas têm de saber que têm o direito de querer mais e melhor para elas próprias”.