sonia antunes
Publicidade

Este domingo, dia 7 de maio, celebra-se uma data dedicada às mulheres, em especial, às mães. O Jornal A VERDADE traz-lhe o testemunho de uma mãe que para além de cuidar dos dois filhos é ainda empresária. Ao longo da próxima semana poderá ficar a conhecer a história de outras mães, esposas e mulheres empreendedoras.

“Quero transmitir aos meus filhos o que a minha mãe me ensinou”. Quem o diz é Sónia Antunes, empresária e mãe de dois filhos “maravilhosos”. É empresária e, em conjunto com o marido, gere a empresa Couto dos Materiais, na freguesia do Marco. Tem na sua mãe um “exemplo a seguir” por “todos os ensinamentos” partilhados ao longo da vida.

Conciliar a vida pessoal com a profissional, por vezes “não é fácil”, porque é “uma vida muita atarefada. Muitas vezes, temos a ideia de que, com filhos mais velhos, tudo irá ser mais fácil, mas não. É nesta altura que temos de estar mais atentos e aconselhá-los nas suas decisões sobre o futuro. Se um dia, um dos nossos filhos precisar mais da nossa atenção, temos que lha dar, ajudando na resolução do problema ou da dúvida. Assim, nos dias seguintes, poderemos estar mais presentes e ativas na atividade profissional, mas não esquecendo como prioridade os nossos filhos”, disse.

Ensinamentos que traz da sua “querida mãe” que esteve sempre presente na sua vida e na vida dos seus filhos. “No início do nosso negócio, a minha querida mãe foi extremamente importante. Sempre que, por motivos profissionais, não me era possível ir buscá-los à escola, ela fazia-o com todo o gosto  Os meus filhos adoravam estar com a avó, pois como todas as avós normalmente são, ela tem muita paciência e sempre boa disposição para brincar com eles”, recordou.

Os conselhos dados pela sua mãe foram vários, mas Sónia Antunes destaca, sobretudo “a bondade para com o próximo, pois ela dizia-me sempre para dar e repartir como se fazem com as sementes da terra. Semear com uma mão que, um dia, iremos colher os seus frutos com as duas mãos. Tem sido esse o meu lema de vida, baseado na bondade e na partilha”.

Sónia Antunes considera-se, como mãe, “privilegiada e realizada, visto que consigo que os meus filhos seguissem os meus ensinamentos e conselhos e que também eles fossem amigos dos seus amigos, sempre prontos a ajudar os mais frágeis e desfavorecidos. Como qualquer mãe, daria a minha vida por eles”.

Um sentimento partilhado também pela sua mãe que, apesar de ter dez filhos, fez questão de estar sempre presente e de transmitir amor e carinho. “Acho que hoje em dia as pessoas lamentam-se demais, ou porque a vida está difícil, ou porque um filho dá muito trabalho, ou por qualquer outra razão. No entanto, quando vejo o trabalho que a minha querida mãe teve para criar, não um, mas dez filhos, numa altura em que os recursos eram escassos.Ainda assim ela conseguiu transmitir-nos todos os valores essenciais para as nossas vidas e na relação que mantemos uns com os outros”, referiu.

Por tudo isto, Sónia diz ser uma mãe “em constante alerta” e “sempre atenta a qualquer sinal diferente” nos seus filhos. “Sou, normalmente, aquela mãe ‘chata’, que não desarma com uma justificação normal. Sei que um dia mais tarde, eles irão dar o devido valor. Quero, principalmente, ajudar os meus filhos a encontrar o melhor caminho, para que eles sejam sempre muito felizes e se sintam realizados, tal como eu me sinto. Tenho uma família muito bem estruturada, cheia de bons valores e um orgulho enorme de chegar onde estou hoje, sem prejudicar ou passar por cima de alguém e com motivação para continuar a trilhar o melhor caminho possível”, acrescentou.

Com os valores transmitidos pela sua mãe, Sónia consegue ser “uma mãe presente” e é esse o conselho que deixa: “estejam presentes, o mais possível, no crescimento dos vossos filhos. Sei que, muitas vezes, não é fácil, dado que vivemos num mundo muito competitivo, muito comercial e, por vezes, não muito leal. Por isso, exige muito do nosso tempo e empenho. Nunca coloquem a vida profissional à frente daquilo que nos faz sentir completas, a dádiva de ser mãe”, terminou.

c9a06824 85d1 4ac0 9f8c d2cfd2143bf6