"Acho que a minha principal profissão é ser mãe". Quem o diz é Bruna Santos, proprietária da WeCoNNECT do Marco de Canaveses, que é mãe de Diogo e Martim, os meninos dos seus olhos e de quem tem muito orgulho.
A oportunidade para abrir o estabelecimento em Marco de Canaveses surgiu depois de ter ficado desempregada. "Comecei com o género de uma loja ao serviço do cidadão e depois alarguei horizontes. Adoro estar em contacto com as pessoas e ajudá-las em tudo o que precisam. Além do serviço que faço, também sou um pouco psicóloga, porque muitos dos clientes acabam por desabafar comigo e isso deixa-me feliz, é sinal de que confiam em mim e no meu trabalho", afirmou, acrescentando que gosta da "proximidade e da ligação que criamos com as pessoas neste tipo de serviços, o que é muito gratificante".
Atualmente, Bruna Santos conta com vários serviços. "Ajudo as pessoas na questão das burocracias das finanças, segurança social, créditos à habitação. Tenho uma grande abrangência de serviços e acabo por fazer um pouco de tudo. Recentemente, criei uma parceria com a SABSEG Seguros, em que passo a ser agente deles e têm uma abrangência muito maior em termos de seguros", descreveu.

A empresária afirma que é como os "camaleões" e que se vai "adaptando conforme o ambiente. Vou evoluindo, os anos vão passando e as necessidades que vejo que os meus clientes têm, acabo por me adaptar a elas. Vou envergar noutra formação, uma vez que sou formadora, porque tenho sentido a necessidade de formar pessoas adultas", disse.
Para além da sua profissão, Bruna Santos é também presidente da Junta de Freguesia de Constance desde 2021. Uma experiência "muito boa. É cansativo, porque temos de conciliar a vida profissional, a vida pessoal e também a questão da junta de freguesia, mas é muito gratificante e desafiante, principalmente, quando fazemos projetos tão bonitos como temos feito, felizmente. Agora, estou com um projeto de jovens tão bonito e tão gratificante em que conseguimos envolver a comunidade local e isso não há nada que pague".
Apesar de todo o trabalho, Bruna Santos afirma que a sua principal profissão é ser mãe. "Acima de uma carreira profissional, acima de uma junta de freguesia, de uma carreira política seja o que for, sempre desejei ser mãe", apontou. Diz ser uma mãe "que alinha, mas não muito libertina. Sou exigente no que respeita à educação, quero que eles respeitem o próximo, mas sou uma mãe que alinha com eles em tudo. A minha vida é segui-los, quer seja no futebol ou no futsal, ou noutra vertente qualquer, faço questão de estar sempre presente".
Bruna também teve um desafio extra. Quando o filho mais novo nasceu, o marido teve de emigrar para a Noruega, em busca de uma vida melhor para os filhos. "Não os criei sozinha, porque tenho o apoio muito grande do Daniel, que está cá uma semana por mês e é um pai muito presente. Atualmente, já não noto dificuldade nenhuma, no início foi um pouco mais complicado, mas agora já faz parte da rotina. Sempre fui uma pessoa que se adapta muito bem, em vez de achar o problema, arranjo solução, sempre me adaptei muito bem", apontou.
Diogo tem 16 anos, enquanto que Martim tem 13. Ter dois filhos na adolescência "é um desafio muito grande", mas "tudo se faz. Eles são muito responsáveis, o que me deixa muito orgulhosa, apesar de, às vezes, serem como o cão e o gato".
Daqui a uns anos, Bruna Santos espera que os filhos sejam "felizes na área que escolherem. Se não quiserem seguir os estudos, eles é que sabem, desde que se sintam realizados como eu me sinto. Nós projetamos aquilo que gostaríamos que eles fossem e vamos dando ferramentas para que eles construam essa ideia, mas depois chega a uma altura que são eles que têm de decidir".
Por fim, Bruna dirige-se aos filhos esperando que "sejam felizes. Eu estarei sempre aqui para os apoiar e para lhes dar ferramentes para que consigam chegar onde querem". Para os clientes, deixa um "obrigada, porque já são quatro anos. Podem continuar a contar comigo, sabem onde estou sempre que precisarem dos meus serviços", finalizou.