A partir da próxima sexta-feira, dia 11 de março, a Direção-Geral da Saúde vai passar a divulgar o relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira.

De acordo com um comunicado da DGS, “a atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários”.

O novo Relatório de Situação vai passar a incluir o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a sete dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal. Vão ser igualmente divulgados os casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário.

Os internamentos vão refletir as camas ocupadas com casos de COVID-19, sendo estes dados disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Relativamente à vacinação, o relatório vai englobar dados da cobertura vacinal contra a COVID-19, incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário. Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, vão deixar de ser divulgados.

O Relatório de Situação vai ser publicado em simultâneo com o Relatório de Monitorização da COVID-19.

Este modelo de divulgação de dados vai ser ajustado “sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores”.