aleal
Publicidade

De 17 a 19 de setembro, empresas de Lousada, Paredes e Paços de Ferreira vão representar o país na feira “Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia 2024”, que decorre na Arábia Saudita, no Riyadh Front Exhibition & Conference Center.

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal leva a ALEAL (Paredes), Alfredo Correia (Rebordosa), Fenabel/Sentta (Rebordosa), Compincar (Lordelo), CMcadeiras (Rebordosa), Casa Magna (Paços de Ferreira), Cácio (Rebordosa), ARC (Rebordosa) e a J.Martins & Dias (Lousada) a uma “celebração única de design de interiores, neste que é o evento de contract mais influente no mercado árabe”, frisa em comunicado.

Este ano, além da presença de 24 empresas portuguesas, em três stands localizados no Hall 6 – 6F31, 6G31 & 6H31 – incluindo uma área de meeting point, a AIMMP promove uma agenda de eventos exclusivos que prometem “fortalecer a internacionalização do setor e destacar o talento português na Arábia Saudita”.

No dia 15 de setembro, pelas 18h30, a residência do Embaixador de Portugal na Arábia Saudita, Nuno Mathias, será palco de um encontro B2B – “Wood Talent – Tradition and Contemporaneity in Portugal”, onde empresários portugueses e sauditas, designers e outras entidades locais se reunirão num ambiente de networking. “Esta iniciativa visa estreitar relações e fomentar parcerias estratégicas, destacando a hospitalidade e a excelência do design português”.

No dia 19 de setembro, pelas 10h30, a King Saud University acolherá o seminário “The Use of Wood – A Challenge to Sustainability and creativity”. O evento contará com intervenções do presidente da AIMMP, Vítor Poças, de Henrique Pereira, diretor do Grupo CASAIS para o Middle East, e do professor e arquiteto Artur Soares. “Este seminário vai explorar todo o potencial inovador da madeira na construção moderna, no contexto do New European Bahaus e mudanças na indústria da construção devido ao impacto das alterações climáticas e preocupações com a sustentabilidade desta indústria, que tem criado um novo paradigma na construção, utilizando a madeira como material essencial em conjunto com os desafios e oportunidades para a criatividade devido a esta mudança”, explica a AIMMP.

Além disso, os designers portugueses Artur Soares, da Designer’s Mint, e Carlos Mello, da MainGuilty, irão participar na Design Talk “Design in the real world: confronting and conquering industry challenges”, promovida pela AIMMP, no contexto da feira. “Nesta ação terão a oportunidade de partilhar as mais recentes tendências e inovações em design de interiores, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no cenário internacional”.

Comitiva portuguesa será composta por 24 empresas

A presença portuguesa na feira será composta por 24 empresas. Para além das já mencionadas anteriormente (da região do Tâmega e Sousa), estarão Cicodoor, LasaHotel, Lumber, MainGuilty, Martos, MBN Group, Mineral Stone Doors, MINT Bespoke Furniture Agency, More Contract, Muranti, Nauu Bespoke Design, Ronfe, Suffa, X8 Solutions Group e Ziya Concept. 

No stand de Portugal, na área de meeting point, a MainGUILTY irá “surpreender” os visitantes com uma exposição de esculturas ao vivo elaboradas pelo escultor JCarlos, pai do fundador da MainGUILTY e que estará a esculpir ao vivo, recriando parte do processo artístico que caracteriza as peças únicas da marca.

Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, “a participação portuguesa no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia é mais do que uma simples presença numa feira internacional, é uma oportunidade estratégica para fortalecer a internacionalização das indústrias de madeira e mobiliário de Portugal.

Vítor Poças não tem dúvidas de que a iniciativa “não só promove a inovação e a sustentabilidade no uso da madeira, mas também abre portas para novas parcerias e oportunidades no mercado internacional, reforçando a posição de Portugal como líder em criatividade e qualidade no setor”.

Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de “elevado potencial”, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP. 

Este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%.

A operação “Inter Wood & Furniture 2022-2024 – Internacionalização Sustentada das Empresas da Fileira da Madeira e Mobiliário” é apoiada pelo Compete 2030 e Lisboa 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.