dinheiro 1
Publicidade

Conheça algumas despesas mensais que pode tentar reduzir para que a longo prazo ou de forma temporária tenha algum fôlego orçamental. 

Perante um cenário de inflação, poupar tornar-se cada vez mais difícil, mas também necessário. 

Consumo de água

Reduzir o consumo de água ajuda não só a poupar este recurso, mas também a poupar a sua carteira. Medidas simples como fechar sempre as torneiras, reaproveitar a água do duche, colocar as máquinas a lavar apenas quando estão na capacidade máxima, tomar duches em vez de banhos, descongelar os alimentos de forma antecipada, entre outros, são soluções rápidas, eficazes e fáceis de adotar.

Luzes e aparelhos

Tal como a água, também pode adotar alguns hábitos que envolvem a eletricidade e que podem diminuir a sua fatura no final do mês. Comece por desligar a luz nas divisões que não se encontra a utilizar ou aproveitar, ao máximo, a luz solar. 

No que toca aos aparelhos elétricos opte sempre por os desligar, em vez de suspender porque estarão a gastar energia na mesma. 

Para além disso, pode também substituir as lâmpadas da sua casa por LED já que é mais económico. 

Comer fora

Apesar de realizar refeições fora de casa ser um dos pequenos prazeres da vida, se no seu seio familiar está a tornar-se um hábito, tente fazê-lo só em ocasiões especiais, de certeza que verá grandes diferenças no fim do mês. 

Transportes públicos

Às vezes o automóvel é o método mais cômodo, económico e rápido. No entanto, se tiver a possibilidade de se deslocar de transportes públicos faça contas e veja se é mais vantajoso optar por um passe mensal. 

Gastos superficiais

Ninguém deve deixar de ter uma vida social ou de fazer atividades que gosta, mas se está numa altura em que o seu orçamento não o permite fazer de forma folgada, opte por praticar atividades que sejam gratuitas ou ao ar livre.

Roupas, acessórios, jantares fora, ou viagens poderão esperar até que a sua vida financeira estabilize novamente.

Consolide os seus créditos

Se tiver vários créditos, lembre-se que poderá baixar o valor se optar pela consolidação de crédito. Ao consolidar os seus créditos terá uma nova prestação mais baixa para pagar do que se fosse a soma de todos.