Desporto

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Corrida para a Vida

Ana Regina Ramos

22-05-2021

O Núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a segunda edição da Corrida para a Vida.

Cada participante é livre de escolher o local ou percurso onde realiza a atividade, bem como o dia e horário. Pode correr, caminhar, andar de bicicleta, saltar à corda ou praticar outras atividades desportivas. De acordo com um comunicado da organização, serão atribuídos alguns prémios de originalidade aos participantes que, no juízo da organização, tiverem realizado as atividades mais criativas.

Cada participante também poderá estabelecer como objetivo pessoal percorrer o máximo de quilómetros que puder, durante a barreira horária da prova. Será sempre atribuída a distância simbólica de cinco quilómetros por cada pessoa inscrita, de modo a permitir à organização, após o evento, comunicar o somatório dos quilómetros simbolicamente percorridos, quer em cada município quer no total da região norte.

A meta desta iniciativa é, por um lado, atingir o maior número possível de quilómetros, simbolicamente percorridos na luta contra o cancro e, por outro, obter o maior valor possível em donativos decorrentes das inscrições e, sobretudo, superar em larga medida o resultado de 25.975 euros, alcançado na primeira edição realizada em pleno confinamento, em maio de 2020.

Os fundos alcançados com a realização deste evento serão aplicados em benefício dos doentes oncológicos, particularmente os mais carenciados, com apoio social e económico, apoio psico-oncológico e apoio jurídico.

Durante a atividade, os participantes poderão captar fotografias e/ou realizar vídeos, exibindo o dorsal oficial da Corrida para a Vida, podendo partilhá-los com a organização, para posterior publicação e para a atribuição dos referidos prémios.

As inscrições devem ser feitas online ou numa autarquia local aderente (Câmara Municipal ou Junta de Freguesia, preferencialmente a da respetiva área de residência) e acompanhadas de um donativo (de valor à escolha por cada pessoa) até às 20h00 de dia 30 de maio. Contudo, os donativos podem continuar a ser concedidos até ao dia 7 de junho.

Esta é "uma prova solidária multidisciplinar, numa vertente virtual, sendo a ideia-chave a realização de uma iniciativa em que os participantes, ainda que distanciados uns dos outros, estejam juntos e unidos na Luta Contra o Cancro, uma Causa que a todos diz respeito".

Os padrinhos do evento serão a atleta e campeã Aurora Cunha e o cantor Marco Paulo, contando ainda com o contributo de muitas(os) Embaixadoras(es), que ajudarão a divulgar o evento e a potenciarem a sua notoriedade e o seu êxito.

"Neste novo ano de 2021, estão a aumentar exponencialmente os pedidos de apoio social e económico, apresentados à Liga por doentes oncológicos e seus familiares diretos, pelo que a angariação de fundos assume uma importância ainda maior. Para poder ajudar quem mais precisa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro necessita, mais do que nunca, do apoio da sociedade civil", lê-se.