Desporto

Academia de Patinagem de Marco de Canaveses pede apoio para participar em campeonato europeu

Ana Magalhães

17-05-2021

O Campeonato Europeu de Show e Precisão, que se realizará em Espanha, decorre de 27 de julho a 1 de agosto.

A Academia de Patinagem do Marco (APM), no concelho de Marco de Canaveses, lançou o apelo à população do concelho para o apoio na participação no Campeonato Europeu de Show e Precisão, que se realizará em Espanha, de 27 de julho a 1 de agosto.

De acordo com Isabel Monteiro, presidente da APM, “dada a importância e o relevo que esta prova, de grande prestígio, significa, quer para a academia, quer para o concelho e também para Portugal”.

A presidente lembrou a paragem obrigatória, no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19. “A pandemia parou competições, suspendeu-as, revolucionou-as e afetou, mais do que qualquer outra, a vertente da formação que, na sua maioria, perdeu praticantes e teve de reinventar-se perante os desafios impostos”, sublinhou.

Contudo, Isabel Monteiro defende que “não foi só o físico que se ressentiu” perante a paragem das atividades. “Também a saúde mental dos atletas foi afetada”, ressalvou. Neste momento afirma ter acumulados “prejuízos imensuráveis para os atletas. Não se trata apenas de falta de treino, de falta de horas de patins calçados. A falta da interação social no desporto e a obrigação do isolamento, numa fase em que o atleta tem sede de competir, engordam a lista de violência causadas pela pandemia”.

No entanto, no ano de 2020, a APM não parou. “A COVID-19 forçou-nos a uma reinvenção de treinos de patinagem artística. Via ZOOM, whatsapp ou ao ar livre, nunca paramos. Ao telemóvel particular dos treinadores chegavam inúmeras mensagens diariamente, de pais e atletas cheios de incertezas, e foram respondidos. Todos os atletas faziam os exercícios propostos”, afirmou.

E este esforço de “atletas e treinadores” refletiu-se no “segundo e terceiro lugar no ranking nacional, na evolução de cerca de 60 atletas em provas de disciplina e de nível e num espetáculo de Natal apresentado online para todas as famílias marcoenses”.

Neste seguimento, a APM foi selecionada para participar no Campeonato Europeu de Show e Precisão, mas para isso lança o apelo a toda a população. “A APM é uma instituição sem fins lucrativos, que sobrevive com os apoios da câmara municipal e dos pais dos atletas, para fazer face às despesas correntes no decorrer da época desportiva. Uma deslocação deste género está completamente fora do nosso modesto orçamento anual e acumulam-se os relatos de pais com dificuldades económicas devido à perda de rendimentos, causadas pela pandemia do novo coronavírus. Como despesa total desta deslocação (viagem, alojamento, alimentação), temos um orçamento de 15.500 euros”, referiu a presidente.

“Ficaríamos extremamente gratos se conseguíssemos obter o vosso apoio para o Campeonato Europeu de Show e Precisão 2021 para que possamos representar com orgulho a Academia de Patinagem do Marco, o Marco de Canaveses e Portugal”, disse ainda Isabel Monteiro.

Caso queira ajudar a Academia de Patinagem do Marco, pode fazê-lo através do NIB: 0036 0089 9910 0047 1774 4