Desporto

FC Lagares vive situação financeira "privilegiada" graças ao município e à junta

José Rocha

04-04-2021

#EquipaDaSemana "Somos privilegiados em Felgueiras, porque a câmara paga tudo o que são inscrições de atletas", desabafa aliviado o presidente do clube, Rogério Rebelo.

Foto: FC Lagares

Corria o ano de 2007 quando Rogério Alves decidiu assumir as rédeas do FC Lagares, clube sediado na localidade com o mesmo nome, do concelho de Felgueiras. À data, a associação “estava abandonada e nunca tinha sido filiada”.

Agora, aos 50 anos, Rogério Alves olha em retrospetiva e orgulha-se do trabalho desenvolvido. “Conseguimos chegar à Divisão de Honra nos seniores e já temos todos os escalões de formação, desde benjamins”, disse satisfeito.

Porém, desde há duas temporadas que, a par do resto do mundo, o futebol distrital se vê emperrado pela COVID-19, o que dificultou o planeamento da direção felgueirense no último verão. “Já vamos em duas épocas sem fazer nada, duas épocas perdidas… quando começámos esta, havia a esperança da pandemia passar, mas não aconteceu”, lamentou.

Foto: FC Lagares

Ainda assim, até à interrupção das competições por causa da pandemia, no que respeita aos seniores, o FC Lagares segue numa posição a meio da tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol (AF) do Porto, cumprindo assim o objetivo da manutenção delineado. “Tentamos ficar nos primeiros oito, mas o importante é não descer”, disse.

Já a nível da formação, as metas traçadas passam por “tentar manter” a equipa que disputa a Primeira Divisão e, nas restantes, “formar homens”.

A propósito do desfecho dos campeonatos seniores na presente temporada, Rogério Rebelo admite que “todos querem jogar e treinar”. Ainda assim, é da opinião que “o ideal era começar a época seguinte mais cedo”. E justifica: “Por mim, acabava já! É muito difícil estar a recomeçar tudo outra vez agora… é muito complicado fazer jogos às 21h00, a meio da semana…”

Somos uma terra de trabalho e é muito complicado fazer jogos a meio de semana, com viagens à noite...

Foto: FC Lagares

Nesta rubrica, muitos têm sido os dirigentes a lamentar carências financeiras dos clubes decorrentes do contexto causado pela COVID-19. Porém, neste parâmetro, o FC Lagares tem passado por entre os pingos da chuva, muito graças à ajuda da junta de freguesia e município. “A nós, o problema financeiro não se aplica. Somos privilegiados em Felgueiras, porque a câmara paga tudo o que são inscrições e os pagamentos a atletas não significam muito no nosso orçamento”.

Temos também feito obras nos últimos dois meses, porque vai havendo algum dinheiro da câmara e da junta, felizmente.