Foi com o pé direito que o Futebol Clube de Alpendorada entrou na nova época. Dois jogos e duas vitórias posicionam o clube no topo da tabela, com doze pontos.
"Apesar de não ser uma obsessão", o objetivo do clube é "fazer o melhor campeonato possível, sempre a olhar para uma possível subida de divisão", garante o presidente do FC Alpendorada, Américo Costa. Um trajeto que só é possível fazer com um "plantel preenchido e com qualidade em todos os setores. Temos um plantel para irmos para este campeonato com boas perspetivas de conseguirmos os objetivos", destacou, acrescentando que é uma equipa "unida.Todos focados no mesmo objetivo, quer os jogadores que estão cá há muitos anos quer os que vieram de novo, integraram-se muito bem o que já é meio caminho andado para conseguirmos os objetivos. Estamos a passar por algumas dificuldades hoje para melhorarmos no futuro" é desta forma que o presidente vê as intervenções levadas a cabo pelo município do Marco de Canaveses neste momento. "A nível de balneários estamos em obras, claro que enquanto as obras estão a decorrer existem dificuldades que estão a ser colmatadas com contentores", revela.

A equipa "ainda não está no seu melhor", mas agora "é trabalhar para dar seguimento àquilo que temos feito", rumo ao objetivo desta época: "pela história que tem, por ter vindo do Campeonato de Portugal, pelas condições que tem, por tudo e mais alguma coisa, obviamente que tem de se assumir como candidato", frisa o técnico do FC Alpendorada, Tonanha.
Será uma pressão acrescida? "Obviamente que temos a pressão de ganhar, de ficar nos lugares cimeiros, mas isso faz parte do futebol e temos de estar preparados. Quem não estiver, não tem condições para estar no futebol. A pressão faz parte", garante o treinador.
Da época transata, ficou metade do plantel e Tonanha não tem dúvidas de que é "normal que ainda esteja muita coisa por ajustar e limar, faz parte do crescimento da equipa".

Neste início de época, que arrancou no dia 3 de setembro, houve "algumas surpresas", mas o técnico não se apresenta "surpreendido" porque se trata de um campeonato "muito competitivo e equilibrado. A teoria não diz quase nada, tem de se trabalhar muito e ter qualidade nos jogos", garante.
Para o sucesso da equipa conta, também, com a presença dos adeptos que vai ser "muito importante, nomeadamente quando as coisas não correrem bem - espero que sejam poucas vezes - para levantar o ânimo da equipa e no final sermos bem sucedidos. Isto vai ser até às últimas jornadas e precisamos muito do apoio deles".

Para o que aí vem, perspetiva um campeonato "muito equilibrado. Não vai haver jogos fáceis, mas sim muito equilibrados e aguerridos. Por isso, temos de estar muito concentrados para levarmos de vencida o nosso opositor".
Já Américo Costa não terminou sem deixar uma mensagem aos adeptos e sócios, bem como aos jogadores: "Aos adeptos e sócios do Futebol Clube de Alpendorada digo para que apoiem a equipa e esta direção para no final da época sermos todos felizes e que nos acompanhem nos jogos. No que toca aos atletas reforço que, se todos juntos dermos mais um bocadinho, vamos conseguir atingir melhor os objetivos a que nos propusemos".

Conheça o plantel da época 2023/24





























Texto redigido em conjunto com Patrícia Cunha