trafico droga penafiel 1
Publicidade

A GNR deteve, no dia 13 de fevereiro, oito homens, entre os 34 e 52 anos, e uma mulher, de 46 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, nos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães.

Há cerca de um ano que o grupo se encontrava sob investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e posse ilegal de arma, com várias diligências em curso, que culminaram em buscas domiciliárias (11) e não domiciliárias (7), num total de 18 e em sete mandados de detenção fora de flagrante delito, nas localidades de Entre-os-Rios, Eja, Canelas, Rio de Moínhos, Pinheiro, Rans, Alpendorada e Matos e Souselo, revela a GNR em comunicado.

trafico droga penafiel 2

De acordo com o Major Luís Caetano, Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial do Porto, “quatro destas buscas foram consideradas de elevada perigosidade, porque foi necessário intervir com meios musculados da GNR como o grupo de intervenção das operações especiais e grupos de intervenção de ordem pública. Felizmente não houve feridos”, referiu em declarações aos jornalistas nas instalações do Quartel do Destacamento Territorial de Penafiel.

No âmbito da investigação foram apreendidos 7.546,13 euros em numerário; 618 doses de heroína; 294 doses de cocaína; 436 doses de haxixe; 165 comprimidos de metadona; sete armas de fogo; diversas munições de vários calibres; três sabres; um punhal; seis viaturas; um computador portátil; 21 telemóveis; uma iPad; uma balança de precisão; várias máquinas, ferramentas e instrumentos de bricolage e construção, provenientes de furtos; e diverso material relacionado com o tráfico de estupefacientes.

trafico droga penafiel 6

“Associado ao tráfico temos o furto que assola o sentimento de segurança das pessoas e com esta operação terá sido um duro golpe”, destacou o Major Luís Caetano.

De acordo com o Oficial, o material furtado “servia também como troca transacional com o produto estupefaciente. Usavam o material furtado como troca direta, o recetor para além de fornecer o produto estupefaciente, usava esse material para vender nas plataformas online e obter lucro ilegal dessa venda”, revelou.

trafico droga penafiel 4

A ‘rede’ dedicava-se “essencialmente” ao tráfico de estupefacientes em Penafiel, Marco de Canaveses e Cinfães. “Pelas quantidades apresentadas no local, era notória a dependência física como psíquica dos intervenientes”.

A investigação irá continuar e às populações destes concelhos o Major Luís Caetano deixa “uma palavra de segurança. Acreditamos que os furtos na zona vão diminuir consideravelmente”.

O grupo atuava também no Porto, e segundo o oficial “seria lá que iriam comprar o produto estupefaciente. Este grupo já era conhecido por ser muito grande e dificilmente haverá outro com estas dimensões”.

trafico droga penafiel 5

Os detidos, com antecedentes criminais e “histórico de violência, furto e tráfico”, vão conhecer esta terça-feira, 14 de fevereiro, as medidas de coação aplicadas pelo Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel.

Major Luís Caetano salienta o trabalho do núcleo de investigação criminal da GNR de Penafiel, num processo “que se iniciou com uma denúncia de violência domestica”.

A ação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), estes dois últimos da Unidade de Intervenção (UI).