A Casa do Povo de Tabuado, em parceria com a EnergyEvents, realizaram um desfile de moda solidário no passado sábado, dia 18 de novembro, no Olival da Cabana - Country Life, em Marco de Canaveses.
Esta iniciativa foi uma estreia e para Sara Marques, diretora da Casa do Povo de Tabuado, "superou todas as expetativas. Normalmente fazemos outros eventos para angariação de fundos mas um desfile de moda nunca tínhamos realizado. O feedback que recebemos das lojas e das pessoas foi muito bom".
A Casa do Povo de Tabuado tinha como principais missões "angariar fundos, trazer atividades diferentes aos utentes e realizar eventos na comunidade". Sara Marques explica que a associação é "comparticipada pela segurança social e temos apoios da câmara municipal e das juntas de freguesia mas, com o aumento do custo dos bens essenciais, do gasóleo... estes apoios quase só nos dão para a gestão diária e para os serviços básicos da higiene, alimentação, entre outros".
Nesta lógica, o desfile de moda solidário veio trazer algum "conforto financeiro e permitir ir além. É um suporte para conseguirmos fazer um bocadinho mais do que aquelas atividades que são consideradas as nossas atividades básicas. Queremos ir ao encontro daquilo que os utentes desejam, isto é, visitas ou atividades ocupacionais mais diversificadas".

Para além disso, teve também como intenção ser "uma atividade na comunidade" que pudesse envolver "sócios, utentes e funcionários porque as associações também vivem desta intervenção comunitária e deste convívio".
A diretora partilhou ainda algumas das "maiores preocupações" do momento. "Falamos do aumento dos salários que tivemos de acompanhar, temos a questão do aumento dos bens, também temos um edifício que começa a precisar de algumas obras e precisamos de comprar e adquirir equipamentos para a sala do centro de dia, nomeadamente, cadeirões, um televisor maior... Além de ser necessário adquirir uma segunda carrinha de transporte de utentes".
Sara Marques refere-se ao desfile de moda solidário como uma iniciativa "nova" e que "talvez" se poderá repetir.
Neste evento participaram as lojas de roupa "A Boutique da Maria", "Nádia Soares" e "Girassol", bem como a "Mais Óptica". Lojas estas que "estiveram desde o primeiro momento muito recetivas, embora estivessem a trabalhar com uma instituição novata neste assunto. Mesmo assim foram muito recetivas à ideia e acabaram por nos dar muito apoio".
No final do desfile foram ainda anunciados os vencedores do sorteio solidário. Os prémios foram: 1.º Estadia de uma noite no "Rius Guest House"; 2.º Jantar para duas pessoas no restaurante "Zé Ligeiro"; 3.º Vale de 50 euros na "Mais óptica"; 4.º Dois lugares no "Passeio de Natal às Luzes de Vigo"; 5.º Vale de 20 euros no Centro de Estética Cristina Magalhães; 6.º Vale de dez euros na "Atractiv Jeans".
Os momentos musicais foram levados a cabo por Margarida Ramalhão e Andreia Ribeiro.
Galeria de fotos na página de Facebook da Casa do Povo de Tabuado.