estatuas vivas cinfaesFoto: Pedro Sá
Publicidade

Durante este fim de semana, nos dias 10 e 11 de setembro, decorreu em Cinfães o Desfile Etnográfico e a primeira edição do Festival de Estátuas Vivas.

“Cinfães foi invadido pela arte e cultura ao longo de um fim de semana onde a história se juntou à etnografia para manter vivas as tradições, artes e ofícios locais. E foram muitas as pessoas que aceitaram o convite do município e participaram nesta iniciativa que foi um sucesso e certamente será para continuar”, indica um comunicado da autarquia.

cmc 62
Foto: Pedro Sá

No sábado, o Largo da Fonte dos Amores acolheu uma performance “onde a arte da estátua-viva, a mímica e a música se misturaram criando um espaço único de alegria e energia contagiante”. Os Living Statues Dj’s trouxeram ritmos tribais com fusão entre sons mais orgânicos e outros mais eletrónicos evocando o espírito quente do continente africano. A noite ficou ainda marcada por um espetáculo de manipulação do fogo dos Quideia.

cmc 5 2
Foto: Pedro Sá

O Desfile Etnográfico aconteceu na tarde de domingo e contou com a participação das associações do concelho e vários carros alegóricos que “mostraram, orgulhosamente, o melhor da cultura e identidade do povo cinfanense”. Com saída da Câmara Municipal, o cortejo percorreu as principais artérias da vila de Cinfães, terminando junto à Igreja Matriz, com a atuação dos grupos de folclore participantes. A tarde terminou com a atuação da Orquestra de Quinhão que encerrou o programa com um tradicional bailarico no Largo da Fonte dos Amores.

cmc 55
Foto: Pedro Sá

Também no domingo, realizou-se o 1.º Festival de Estátuas Vivas de Cinfães, que contou com a participação de 13 estátuas vivas. O Largo 25 de Abril, o Largo da Fonte dos Amores e o Jardim Serpa Pinto transformaram-se “numa espécie de galeria de arte ao ar livre com a participação de vários artistas de rua conceituados e premiados”. “Vindos de vários pontos do país trouxeram magia a Cinfães com a recriação, entre outros, de várias personagens e figuras históricas, destacando-se a figura de Serpa Pinto”, continua o comunicado, referindo que também participaram Cátia Ferreira e Vitor Hugo Almeida, campeões mundiais de Estátuas Vivas, troféu conquistado em Holanda no ano de 2019 e que foram parceiros do município na organização deste evento através da Associação Organicamente.

A organização desta iniciativa foi Câmara Municipal de Cinfães, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.