dormir
Publicidade

A alimentação é um fator importante na qualidade do seu sono, se algumas comidas lhe dão energia e o despertam para o dia, outras ajudam-no a ter uma noite relaxada de sono. 

Nozes

As nozes ajudam a regular o nosso relógio biológico devido à presença de triptofano, um aminoácido que produz as hormonas responsáveis pela melatonina e pela serotonina. Por isso, pode comer um punhado de nozes uma a duas horas antes de ir para a cama. 

Peixe

Entre todo o tipo de peixe, o atum, a pescada e o salmão são três opções excelentes para ingerir ao jantar. A presença de ómega 3 nestes alimentos tem influência na qualidade do sono. 

Arroz branco

Comer uma boa quantidade de arroz branco cozido também pode contribuir para uma noite de sono com qualidade, segundo um estudo realizado pela American Journal of Clinical Nutrition.

Ovos 

A presença, mais uma vez, de triptofano, e também vitamina D contribui para noites de sono tranquilas. O Journal of Sleep realizou um estudo neste âmbito e concluiu que o défice de vitamina D pode resultar em interrupções repetidas do ciclo de sono. 

Leite quente

Uma caneca de leite quente antes de se ir deitar pode ser milagroso já que tem três componentes essenciais: triptofano, cálcio e vitamina D. 

Caju

À semelhança das nozes, pode optar também por comer um punhado de cajus. Este alimento ajuda com distúrbios de sono, síndrome de pernas inquietas e cãibras no corpo por ser rico em magnésio. 

Batata doce

Este alimento é um bom hidrato de carbono e contém magnésio e potássio. 

Chá de camomila

Por fim, mas não menos importante. O chá de camomila acalma o stress e a ansiedade do dia a dia, contribuindo para uma sensação de relaxamento que, consequentemente, poderá proporcionar-lhe uma melhor noite de sono.