Quem tem um negócio de venda ao público, por certo, já se deparou com uma situação em que o cliente não tem o dinheiro necessário para realizar o pagamento total de uma compra e pergunta se pode pagar em prestações.
Este caso é mais comum do que aquilo que se possa pensar, especialmente quando estamos a falar de compras de elevado valor, mas também elevada necessidade.
Há algumas décadas, o fiado era a solução mais usual quando isto acontecia, mas os constrangimentos para o negócio eram muitos e, por vezes, exigiam a sempre árdua tarefa de pedir o pagamento sempre que o cliente se esquecia de o fazer.
Do fiado passou-se para o pagamento em prestações com juros, situação que, por sua vez, também não era a solução que mais agradava à gestão financeira dos clientes, já que, apesar de poderem pagar em prestações, iriam gastar mais do que se tivessem de pagar a pronto.
Existe, contudo, uma solução que permite deixar todos felizes: o parcelamento de pagamentos.
O que é o parcelamento de pagamentos?
O parcelamento de pagamentos de compras ou "buy now, pay later", no seu original em inglês, é uma solução de pagamentos que leva os clientes a poderem adquirir um bem ou serviço e ir pagando-o em suaves prestações sem juros sem que o negócio tenha de esperar mais de um dia para receber o dinheiro da transação na íntegra.
Apesar de ser algo ainda relativamente novo para os retalhistas portugueses, o "buy now, pay later" já faz sucesso em países como os EUA ou o Brasil gerando, segundo a consultora Lafferty Group, mais de 532 mil milhões de dólares em receitas para os retalhistas a nível global.
Com mais de 400 milhões de consumidores a usufruírem desta solução de pagamento em todo o mundo, é agora tempo de retalhistas e clientes passarem a poderem contar com o parcelamento de pagamentos, mas como?
Como cobrar aos seus clientes de forma parcelada?
Para poder entrar no roteiro dos negócios que oferecem o parcelamento de pagamentos, a sua loja pode contar com a ajuda preciosa da Parcela Já com UNICRE, parceria entre a APP Parcela Já, especialistas no parcelamento de compras, e a UNICRE, grupo especializado em soluções de pagamento e crédito.
Assim, para poder cobrar aos seus clientes de forma parcelada, a primeira coisa a fazer é equipar o seu negócio com o inovador TPA REDUNIQ Smart, um terminal que não só lhe permite receber pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, mas também usufruir de apps de gestão como a App Parcela Já.
Com a App instalada no seu terminal REDUNIQ Smart, ficará imediatamente apto a poder cobrar aos seus clientes de forma parcelada entre duas a seis prestações mensais sem juros.
Além de não ter qualquer encargoburocrático, como o parcelamento é feito diretamente no terminal de pagamento, não terá de ficar à espera da liquidação de todas as prestações por parte do cliente, já que, graças à inclusão da UNICRE nesta solução, a análise de risco é imediata permitindo-lhe receber o valor da compra na sua totalidade no prazo de 48 horas.
De forma a perceber melhor como tudo isto funciona, vamos imaginar que é dono de uma oficina mecânica e acabou de entregar uma fatura avultada a um cliente seu que, por sua vez, pretende pagar de forma parcelada.
Para que isso aconteça, só terá de seguir estes passos:
- 1º Passo: insira o montante a pagar pelo cliente na aplicação Parcela Já com UNICRE;
- 2º Passo: peça ao seu cliente que selecione a opção de parcelamento que pretende (entre 2 a 6 prestações mensais);
- 3º Passo: peça ao cliente que selecione a opção "Introduzir o cartão de cidadão" no terminal REDUNIQ Smart;
- 4º Passo: neste momento, o seu cliente deve passar o cartão de crédito/débito pelo leitor de banda magnética e inserir o número de telemóvel;
- 5º Passo: após receber o código por SMS, o cliente deve inserir o código no terminal.
Caso o parcelamento de pagamento seja aprovado, a transação fica concluída.
Notas:
- A primeira prestação será cobrada no momento da compra, a prestação mínima é de 20 euros (sem juros);
- O parcelamento de compras só podem ser efetuados com recurso a cartões de débito ou crédito;
- Deve guardar o talão emitido pelo terminal devidamente assinado pelo seu cliente.