No âmbito do projeto DesAgro 4.0 a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional promove, na próxima sexta-feira, dia 25 de março, um evento tripartido online que visa promover a implementação de tecnologias de precisão na fileira do vinho.

O evento tem início pelas 09h30 num primeiro momento de reflexão que contará com a apresentação de da solução tecnológica “WINEGRID” e da Solução Integrada de Gestão de Adegas “ENOGESTÃO”, duas tecnologias baseadas em IoT (Internet of Things) direcionadas para o sector vinícola.

No debate será moderado por José Martino, CEO da RURIS, serão igualmente apresentados, pelas 10h40, os primeiros dossiers de inovação dos modelos técnico-económicos da fileira do vinho, com incidência nos dois territórios alvo do projeto: o Douro Verde e a Cova da Beira.

A partir das 14h30, terá lugar uma palestra técnica subordinada ao tema “utilização de tecnologias IoT no setor da vinha e do vinho”, com as intervenções do CEO e Fundador da WINEGRID, Rogério Nogueira e de António Sousa, CEO da AB Valley Wines. A sessão será moderada pelo professor José António Silva da EPAMAC.

O projeto DESAGRO 4.0 é uma rede de cooperação que pretende “identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT” nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões do Douro Verde e da Cova da Beira e tem como missão “dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade”

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.